segunda-feira, 8 de junho de 2009

Macaé avança nos trabalhos de implantação de metrô

Créditos à Secretaria de Transportes

Macaé

Macaé, pelo que tudo indica, será o primeiro município fluminense depois da capital a ter um sistema de metrô. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, uniram forças para tornar a notícia uma realidade. Em reunião, nesta sexta-feira (05/06), foi apresenta parte dos estudos de viabilidade que estão sendo desenvolvidas na cidade por técnicos e engenheiros da Secretaria de Transportes.

A idéia do prefeito é integrar todo o perímetro da cidade através da uma ferrovia desativada existente na região, atualmente sob a administração da empresa FCA. O projeto inicial prevê a construção de oito estações ao longo dos 26 km de trilhos, ligando os dois extremos do município. Segundo dados da pesquisa, atualmente se gasta, em média, 66 minutos de ônibus de um lado para o outro da cidade.

Porém, entre as 38 linhas de ônibus de Macaé, apenas duas cobrem todo o percurso. E, de acordo com a prefeitura, a grande parte da população percorre este trajeto diariamente, já que as regiões sul e central são mais residenciais, enquanto a norte concentra a maioria das indústrias e comércios.

Para o secretário Julio Lopes, o projeto é ousado, mas tem grande possibilidade de viabilização.

- Este será um passo de extrema importância para Macaé. No sentido social, assim como no econômico. Desde que o prefeito Riverton solicitou nossa ajuda, a secretaria mantêm técnicos estudando todos os tipos de impactos que o metrô levará à cidade. Este é um projeto audacioso, que merece ser desenvolvido com estratégias e por etapas – explicou Julio Lopes.

O secretário já encaminhou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um documento de intenção de instalação do metrô no município do norte fluminense. A Agência se disse favorável ao projeto, e ressaltou a importância de um diálogo com a FCA sobre o uso da linha férrea. Na próxima terça-feira (09/06), o secretário e uma comitiva vão até Macaé, onde percorrerão o trajeto do futuro metrô.

Nenhum comentário: