segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fashion Rio abre temporada de lançamentos para o Verão 2009/10

Créditos à Subsecretaria de Comunicação Social

A 15ª edição do Fashion Rio acontece entre os dias 5 e 10 de junho, trazendo novidades. Uma delas é a mudança da Marina da Gloria para o Píer Mauá. O local é uma das áreas estratégicas do projeto de revitalização da cidade. Três grandes armazéns, totalmente reformados, vão abrigar as salas de desfile e as áreas de patrocinadores, imprensa e convivência.

Com investimento de R$ 9 milhões, a 15ª edição do Fashion Rio tem como patrocinadores Sistema FIRJAN, Nívea, C&A, Marisol, Oi, Gol, AOC e Universidade Estácio de Sá. O evento conta ainda com as parcerias do SESI-RJ, do Sebrae-RJ e da Abit - por intermédio do Programa Texbrasil, criado em parceria com a APEX-Brasil.

- No Píer Mauá o Fashion Rio ganhará uma casa com infraestrutura adequada a um evento deste porte. Os armazéns são perfeitos para abrigar as salas de desfiles e tem uma vista linda da Baia de Guanabara - explica Paulo Borges, diretor criativo do evento e CEO da Luminosidade, organizadora do Fashion Rio.

Em sua nova fase, o Fashion Rio ganha também nova identidade. Criada pelo coletivo OEstudio, a assinatura do evento faz uma homenagem à cidade em linhas que remetem a marcos da paisagem carioca. As linhas se desdobram em toda a cenografia do evento como um fio condutor que interliga os vários espaços.

O Rio de Janeiro é também tema de uma exposição inédita do etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, que se integra às comemorações do Ano da França no Brasil. Com curadoria da diretora de arte Mari Stockler, a mostra reúne 50 imagens da cidade no período de 1940 e 1973.

- Esta é uma oportunidade única de ver o Rio sob o olhar inconfundível de Verger. É a primeira vez que reunimos e apresentamos em um único espaço uma seleção do acervo dele com esse recorte.

Ainda em homenagem às relações França-Brasil, o público convidado do evento poderá se deliciar com imagens projetadas ao ar livre das famosas "marinas" do pintor francês Jean-Baptiste Debret.

- A idéia é criar um espelhamento entre a projeção e a paisagem natural que o visitante terá a sua frente - explica Mari Stockler.

A abertura oficial do evento acontece no dia 5 com os desfiles dos novos talentos do Rio Moda Hype, a inauguração da exposição Pierre Verger – Rio de Janeiro, e uma grande festa com show do cantor Seu Jorge e da Velha Guarda da Portela.

Maria Bonita Extra abre o calendário oficial de desfiles no dia 6 e a Redley encerra o evento no dia 10.

A 14ª edição da Bolsa de Negócios do Fashion Rio acontece entre os dias 7 e 10, também no Píer Mauá. Expositores de doze estados brasileiros apresentam suas coleções numa área de 14 mil metros quadrados, que contará ainda com o Espaço Internacional, vitrine com destaque para grandes marcas de inserção internacional da moda brasileira.

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