quarta-feira, 24 de junho de 2009

Emop apresenta projeto final dos ecolimites da Rocinha

Créditos à Emop

Rocinha

O presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), Ícaro Moreno Júnior, dará uma entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (25/06), às 10h, em seu gabinete (Campo de São Cristóvão, 138 – 5º andar), para mostrar o projeto final do Parque Ecológico e dos Ecolimites da Rocinha. O projeto passou pela aprovação do governador Sérgio Cabral, do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e das principais lideranças da comunidade. Estarão presentes à coletiva o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Antonio Ferreira de Mello, o Xaolin, e o presidente do Movimento Popular de Favelas, Willian de Oliveira.

Com 3.900 metros de extensão, o traçado dos ecolimites possibilita a contenção do crescimento horizontal da Rocinha, preservando a floresta adjacente. O Parque Ecológico contará com cerca de 20 diferentes equipamentos para o turismo, lazer, esporte e cultura, distribuídos por uma área de 8.000 m² com paisagismo exuberante, junto à Mata Atlântica. Entre esses equipamentos estão uma praça do idoso, com aparelhos de cinesioterapia; ciclovia; áreas de ginástica; praça de cultura nordestina (redódromo); ecocentro (prédio com biblioteca, computadores, sala de conferência, sala para aulas de educação ambiental); ecotrilhas; anfiteatro; bosque infantil; café do bosque.

Os equipamentos foram escolhidos pela própria comunidade através da Oficina do Imaginário, projeto de interação com as comunidades que está sendo implementado pela Emop nas obras de urbanização de favelas. Por essa ação, crianças, adolescentes e adultos que moram em áreas abrangidas por intervenções são convidadas a colocar em desenhos os equipamentos que desejariam ver incluídos nas obras.

Algumas crianças que contribuíram com seus desenhos e as sociólogas responsáveis pela Oficina do Imaginário estarão presentes à coletiva. No fim da coletiva serão distribuídos CDs com as imagens.

Nenhum comentário: