terça-feira, 16 de junho de 2009

Embaixador Rio 2016, Daniel Dias ganha Prêmio Laureus de Melhor Atleta Paraolímpico de 2008

Créditos à Rio 2016

Embaixador da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o nadador Daniel Dias ganhou nesta segunda-feira, dia 15, o Prêmio Laureus de melhor atleta paraolímpico de 2008. O troféu, conhecido como “Oscar do Esporte”, foi um reconhecimento pelo desempenho do brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, quando conquistou nove medalhas – ouro nos 50m costas, 100m livre, 200m livre e 200m medley; prata nos 50m livre, 50m borboleta, 100m peito e revezamento 4x50m medley; e bronze no revezamento 4x50m livre.

Em cerimônia realizada em Londres, o nadador brasileiro recebeu o Prêmio Laureus das mãos de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012. “É uma grande honra receber um prêmio tão conceituado. É um importante reconhecimento para a natação e vai me ajudar na missão de encorajar jovens nadadores com deficiência a se dedicarem ainda mais ao esporte”, disse Daniel, que concorreu com a americana April Holmes (atletismo), o inglês Darren Kenny (ciclismo), o sueco Jonas Jacobsson (tiro), a espanhola Teresa Perales (natação) e o chinês Zhang Lixin (atletismo).

Aos 20 anos, Daniel é um dos maiores entusiastas da candidatura Rio 2016. Depois de participar da apresentação do Dossiê de Candidatura, em fevereiro, ele falou sobre o projeto da cidade para os Jogos Paraolímpicos durante a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em abril. “A primeira vez que o esporte paraolímpico teve o mesmo status do esporte olímpico em Jogos Pan-americanos foi no Rio 2007. E o projeto Rio 2016 tem o mesmo espírito. Receber a competição mais importante do planeta vai promover os benefícios da inclusão no Rio de Janeiro e em todo o Brasil”, explicou Daniel.

Nenhum comentário: