sexta-feira, 26 de junho de 2009

Acesso à internet sem fio chega à Baixada em dois meses

Créditos à Guedes de Freitas

Baixada Fluminense

O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira que a Baixada Fluminense vai receber em 60 dias, no máximo, em 90 dias, o projeto de inclusão digital gratuito, isto é, a possibilidade de acesso à internet em banda larga sem fio, o chamado wireless, sem pagar pelo serviço. A licitação já está pronta e os testes começam na próxima semana. E, até o fim do ano, o projeto será colocado em toda a extensão da Avenida Brasil, cujo orçamento será de R$ 4,5 milhões. As notícias foram anunciadas durante a inauguração do projeto na orla de Ipanema e Leblon, na Zona Sul carioca.

O evento ocorreu nas areias da Praia de Ipanema, em frente à Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. No local, o governador, acompanhado do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, visitou um quiosque fechado, coberto e climatizado, equipado com computadores e montado na areia da praia, próximo ao calçadão, para quem quiser usar e conhecer mais sobre o mundo virtual.

Durante três meses serão oferecidas nesse local, diariamente, das 8h às 22h, oficinas de informática. A grade de aulas será similar às oficinas de Copacabana, Morro Dona Marta, em Botafogo, e da Cidade de Deus, lugares onde o projeto já foi instalado, e do Chapéu Mangueira, que ainda não tem o Orla Digital, mas conta com o quiosque e os cursos. Também, no quiosque, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Petrobras, exibirá filmes de curta-metragem, ainda a partir deste mês.

– Estamos fazendo uma revolução silenciosa, a inclusão digital. Começamos pela orla de Copacabana e chegamos agora a Ipanema e Leblon, permitindo que os turistas e moradores do Rio possam usufruir de graça do acesso à internet em banda larga, com uma velocidade impressionante. Entrei no site da Rio 2016 agora e foi impressionante a rapidez com que acessei a página! – comentou o governador.

A Coppe/UFRJ, que já administra o sistema wi-fi instalado em Copacabana, ficará responsável pela parte técnica do projeto em Ipanema e Leblon. Para colocar as antenas transmissoras de sinal, foi instalada uma rede de fibra ótica. São 20 pontos emissores, com capacidade para 50 conexões simultâneas. O investimento total ficou em R$ 1,1 milhão, conseguido através da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O secretário de Ciência e Tecnologia disse que, com a chegada do wi-fi a Ipanema e Leblon, já são mais de 350 mil habitantes da cidade que podem acessar a internet gratuitamente. Alexandre Cardoso garantiu que o projeto vai se estender para toda a orla do Rio.

– Aqui já estamos próximo do Vidigal e da Rocinha e também vamos levar o projeto para a Lagoa. Esta expansão ajuda a manter a rede da orla, pois, se ocorrer um acidente, agora temos outras conexões para segurar o sistema – explicou Cardoso.

Também prestigiaram a inauguração os secretários chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, e de Transportes, de Julio Lopes, e os ex-jogadores Jairzinho e Roberto, entre outros convidados.

Nenhum comentário: