segunda-feira, 4 de maio de 2009

Rio inicia sua candidatura a 'Patrimônio Mundial da Humanidade' da Unesco

Créditos ao Caderno A-Agência Rio de Notícias

Rio de Janeiro

Depois da passagem da comitiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Rio, autoridades, personalidades e artistas passam a trabalhar em outra candidatura da cidade. O Palácio da Cidade, em Botafogo, abriga, nesta segunda-feira (4), a cerimônia de lançamento da candidatura do Rio a "Patrimônio Mundial da Humanidade" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participam da solenidade, assim como os presidentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

Durante a cerimônia, que terá início às 10h, um "Termo de Cooperação" será assinado pelos três níveis de governo para a criação de um Comitê Institucional, que será responsável pela campanha e pela preparação do dossiê. O documento será entregue à Unesco até agosto deste ano.

Se for seja declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Rio será a primeira grande cidade a conquistar o título de Paisagem Cultural. Mas as ações para manutenção do título precisam ser permanentes, já que ele não é vitalício. Anualmente, a Unesco promove o controle para checar se há preservação e se as exigências estão sendo cumpridas.

Nenhum comentário: