segunda-feira, 25 de maio de 2009

Rio de Janeiro recebe benefícios ambientais previstos no projeto da Candidatura Rio 2016

Créditos à Rio 2016

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro e sede das competições de remo e canoagem velocidade no projeto da cidade para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a Lagoa Rodrigo de Freitas nunca esteve tão limpa.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as condições sanitárias melhoraram 92% desde 2006 e o local está próximo do padrão próprio para banho. A despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas está entre as ações de Meio Ambiente da candidatura Rio 2016.

As águas da Lagoa Rodrigo de Freitas reúnem praticantes de remo, canoagem, wakeboard e iatismo. Além disso, as pistas do entorno são utilizadas por ciclistas e corredores.

O projeto de despoluição do local incluiu drenagens constantes e a reforma de oito elevatórias de esgoto que circundam o espelho de água. Em maio, o Governador Sérgio Cabral e representantes do Comitê Rio 2016 estiveram na inauguração da Elevatória de Caiçaras, obra que contou com investimento de R$ 500 mil e beneficiou 60 mil moradores dos bairros de Ipanema e Leblon.

“A questão do saneamento é importante na caminhada do Rio de Janeiro rumo aos Jogos Olímpicos de 2016. A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões postais do Brasil e será um dos cenários olímpicos mais bonitos da história", disse Sérgio Cabral.

O programa de sustentabilidade e meio ambiente da candidatura Rio 2016 está focado em quatro propostas: conservação da água, energia renovável, Jogos neutros em carbono e gestão do lixo e responsabilidade social.

A escolha da cidade sede pelo Comitê Olímpico Internacional será apenas no dia 2 de outubro, mas assim como a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, outros projetos já estão em andamento.

Em janeiro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, no Caju, obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, sede prevista para as competições de vela. A obra tem capacidade para tratar 2.500 litros de esgoto por segundo, beneficiando 1,25 milhão de habitantes de 19 bairros da cidade.

No próximo dia 5, começará a funcionar a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca, região que receberá provas de 19 esportes e onde será construída a Vila Olímpica e o Centro de Imprensa se o Rio de Janeiro for escolhido como sede dos Jogos de 2016.

“Estes projetos mostram o engajamento dos governos e da Cedae na candidatura do Rio. Temos um plano amplo que estabelecerá novos níveis para a transformação urbana e será a base para a integração de eventos sustentáveis e para a recuperação do meio ambiente”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Nenhum comentário: