segunda-feira, 25 de maio de 2009

Piers das estações das barcas começam a ser inspecionados

Créditos à SETRANS-RJ

Praça XV

As estruturas dos piers de embarque e desembarque da estação de barcas da Praça XV foram submetidos, na manhã desta segunda-feira (25/05), à primeira fase de uma detalhada análise que está sendo feia por técnicos da Defesa Civil. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros retiraram amostras de concreto e de ferragens dos pilares para serem levadas à análise em laboratório, o que vai apontar as reais condições de conservação dos atracadouros.

Além dos técnicos e engenheiros da Defesa Civil, a inspeção foi acompanhada pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio, Agostinho Guerreira, pela Comissão de Transportes da Alerj, por representantes da concessionária Barcas S/A e pelo secretário de Transportes Julio Lopes.

- A vistoria foi bem sucedida e a Defesa Civil conseguiu recolher as amostras previstas, assim como efetuar a medição da profundidade dos pilares. Por enquanto não há como antecipar nenhum tipo de avaliação concreta, mas dentro de poucas semanas, segundo a Defesa Civil, já será possível se chegar a alguma definição sobre o estado das estruturas subaquáticas da estação – explicou o secretário Julio Lopes.

Para a realização da segunda fase da vistoria na estação da Praça XV, a concessionária está providenciando cópias das plantas das plataformas, que serão entregues a Defesa Civil até a próxima quarta-feira (27/05). Desta forma, será possível se fazer uma avaliação ainda mais rigorosa sobre as condições da estação, que, segundo a concessionária, foi inteiramente reconstruída em 1998, quando o serviço de barcas foi privatizado.

Já estão programadas também vistorias em outras quatro estações administradas pela empresa Barcas S/A: Cocotá, Niterói, Charitas e Paquetá, esta programada para acontecer nesta terça-feira(26/05). Para que a vistoria seja realizada de forma eficiente em Paquetá, o secretário Julio Lopes providenciou, junto a Capitania dos Portos, uma lancha para transportar os representantes da Defesa Civil até a ilha.

Segundo o secretário Julio Lopes, além da realização de vistorias, está sendo elaborado um plano de melhorias para todo o sistema operado por Barcas, que inclui obras em terminais e plataformas e renovação de parte da frota marítima.

- Já existe um plano de obras para os principais terminais. É muito importante que o plano esteja coincidente com o que a fiscalização está observando e com os resultados que serão gerados por ela, para que dentro de cinco meses as melhorias já possam ser percebidas pelos usuários – afirma o secretário.

A inspeção desta segunda-feira faz parte dos avanços do Grupo de Trabalhos criado pelo Governo do Estado, para definir melhorias no sistema aquaviário do Rio de Janeiro. Na última segunda feira (18/05), o grupo esteve no estaleiro Barcas-Rodriquez, para avaliar as condições físicas do espaço e sua capacidade tecnológica.

Nenhum comentário: