segunda-feira, 25 de maio de 2009

Parques e reservas estaduais vão receber reforço de 70 guarda-parques

Créditos à SEA

Parques e reservas estaduais vão receber, no segundo semestre, o reforço de 70 guarda-parques para a prevenção e combate a incêndios florestais, orientação aos visitantes e fiscalização contra crimes ambientais. A fase final da preparação dos guarda-parques começou nesta segunda-feira (25/05), no Complexo de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe com o curso de capacitação aberto pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, pelo presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, e pelo diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, Humberto Candeias.

Marilene Ramos afirmou que, além desta turma inicial, haverá outros cursos de capacitação para completar o total de 160 guarda-parques do recente concurso do Corpo de Bombeiros. A secretária ressaltou, entretanto, que devido à meta do governo estadual de duplicação da área de unidades de conservação de proteção integral do estado, será necessário um novo concurso para ingresso de mais 200 guarda-parques, totalizando 360 homens em ação nos parques e reservas do estado.

- O Estado do Rio possui uma natureza generosa, que tem condições de gerar muita riqueza e precisa ser protegida. Os guarda-parques são um elemento fundamental para essa ação de preservação – disse a secretária.

O presidente do Inea, Luiz Firmino Pereira, destacou as parcerias com Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, responsável pela coordenação e acompanhamento pedagógico do curso, e com o Programa de Proteção da Mata Atlântica (PPMA), desenvolvido com recursos do banco alemão KfW, e que custeou a iniciativa junto com o Corpo de Bombeiros.

- Tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos guarda-parques de Minas Gerais e de visitar os parques mineiros. É uma experiência valiosa e que demonstra a importância de, além de proteger , permitir que as pessoas conheçam, com segurança, esse valioso patrimônio natural que é a Mata Atlântica – afirmou.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, que proferiu a aula inaugural do curso, relembrou a criação do Serviço de Guarda-Parques, pelo governador Sérgio Cabral, em 2007, concretizando uma parceria que já existia entre os órgãos ambientais e os bombeiros. A implantação do serviço, segundo ele, faz parte do processo de fortalecimento das unidades de conservação, que vem recebendo melhorias em sua infraestrutura de administração e visitação que incluem os alojamentos para os guarda-parques, construídos de acordo com as orientações do Corpo de Bombeiros.

A solenidade, que marcou o início da Semana da Mata Atlântica, contou com as presenças do subdiretor geral de Ensino e Instrução dos Bombeiros, coronel Jorge Sampaio de Deus Filho, do diretor do Parque Nacional da Tijuca, Ricardo Calmon, e do consultor internacional do PPMA, Thomas Wittur.

Nenhum comentário: