segunda-feira, 13 de abril de 2009

Seminário na Associação Comercial discute propriedade intelectual

Créditos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Rio de Janeiro

O seminário O Papel da Propriedade Intelectual na Promoção da Competitividade de Pequenas e Médias Empresas será realizado nesta terça-feira (14/4), das 10 às 13h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua da Candelária 9, subsolo, Centro do Rio). O evento é uma realização do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do Sebrae-RJ e da ACRJ, com o apoio do Fundo de Financiamento de Estudos e Projetos (Finep), da Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (Repict) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

O seminário será aberto pelo presidente do INPI, Jorge de Paula da Costa Ávila, pelo presidente da ACRJ, Olavo Monteiro de Carvalho, e pelo diretor do Sebrae-RJ Evandro Peçanha.

Às 10h30, o presidente do INPI fará uma apresentação sobre “A importância da propriedade industrial no contexto do desenvolvimento tecnológico e industrial”.

Às 11h15, a pesquisadora do Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica (Cedin) do INPI, Luciana Goulart, falará sobre “O papel da propriedade intelectual na promoção da competitividade de pequenas e médias empresas (MPEs)”.

Às 12h, o coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, Maurício Guedes, apresentará o programa Primeira Empresa Inovadora (Prime). O programa, criado pela Finep e apoiado pelo Sebrae/RJ, tem como proposta incentivar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas que tenham a inovação como vetor principal. O objetivo é apoiar empresas inovadoras de micro e pequeno porte, com até dois anos de existência, na consolidação de sua estratégia gerencial voltada à inserção no mercado de produtos ou processos inovadores.

Faça sua inscrição aqui.

Nenhum comentário: