quarta-feira, 29 de abril de 2009

Secretário Estadual de Transportes participa de audiência pública sobre SuperVia

Créditos à SETRANS-RJ

O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, esteve presente, nesta terça-feira (28/04), na audiência pública realizada, na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj),para discutir as negociações entre os ferroviários da SuperVia e a direção da empresa.

O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social de Seguridade Social, o deputado Paulo Ramos, presidiu a audiência, que teve também a presença do deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, e do deputado Marcelo Simão, presidente da Comissão do Trabalho.

Um dos temas debatidos na audiência foram as condições de trabalho dos ferroviários que, recentemente, entraram em greve pedindo por mais segurança no sistema. As agressões de agentes de controle da SuperVia contra passageiros, na estação de Madureira, registradas pela TV Globo no dia 15 de abril, também estiveram em pauta.

O secretário Julio Lopes voltou a afirmar que esse comportamento dos agentes da SuperVia é inaceitável e que a concessionária já tomou todas as medidas cabíveis, como afastamento dos funcionários envolvidos, para que atitudes como essas não voltem a acontecer. Segundo o secretário, o serviço prestado pela SuperVia ainda não é o ideal. Porém, ele destacou que o sistema de trens ficou esquecida pelo Estado por muitos anos e, desde 2007, o governo Sérgio Cabral vem investindo constantemente para reverter este quadro.

- Quando o governador Sérgio Cabral entrou, existiam apenas 16 trens da frota com ar-condicionado. No mês que vem, a frota recebe mais dois trens refrigerados que completarão um grupo de 38. O número de passageiros, que cresceu 22% no ano passado, comprova a melhora do serviço – explicou o secretário.

O secretário também sugeriu às comissões presentes que secretaria de Transportes, Alerj, ferroviários e SuperVia elaborem, juntos, uma campanha do “passageiro cidadão”, para conscientizar a população do bom uso do transporte de massa.

- Há uma forte depredação dos trens e vandalismo por parte de alguns usuários. É preciso conscientizar a população de que esse tipo de comportamento prejudica a eles mesmos e o resto da população que merece um transporte limpo e seguro – afirmou o secretário.

Também estiveram presentes na audiência o presidente do sindicato dos ferroviários, Valmir Índio Lemos, a advogada da SuperVia, Adriana Menezes, e Nelson Couto, Gerente da Câmara Técnica de Transportes da Agetransp.

Nenhum comentário: