quarta-feira, 22 de abril de 2009

Secretária defende mudanças ambientais no Dia Mundial da Terra

Créditos à SEA

Rio de Janeiro

A secretária do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, afirmou nesta quarta-feira (22/04), dia Mundial da Terra, que este é o momento de o Rio e todo o Brasil reforçar o processo de reversão da forma como é tratado o meio ambiente no mundo. “Não podemos tratar o nosso planeta da forma como estamos fazendo”, comentou a secretária ao comentar sobre o Dia Mundial da Terra.

“É preciso, cada vez mais, conscientizarmos a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente”, comentou Marilene Ramos para quem tanto o Dia Mundial da Terra, como o Dia do Meio ambiente, Dia da Água e outras datas similares servem para profundas reflexões sobre a questão ambiental.

Reforçando o que Marilene diz, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente Lara Moutinho, destacou, em entrevista à TVE Brasil, a importância do dia Mundial da Terra. Falou sobre a Carta da Terra, que é um documento criado pela Unesco, com finalidade de discutir os valores da civilização, citando também da conscientização ambiental. Ela lembrou os vários cuidados com o ambiente, principalmente os problemas ecológicos urbanos, como a situação do lixo, no qual cerca de 30%, acaba indo parar nos córregos, rios e chegando à Baia de Guanabara.

Lara destacou na Carta da Terra uma declaração que diz respeito à mudança para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano, tendo a preocupação ecológica como um tema maior.

Outro ponto abordado pela Superintendente de Educação Ambiental, foram os projetos que a Secretaria Estadual do Ambiente pos em prática no inicio deste mês. A Agenda 21 Escolar, que é a introdução da temática ambiental na escola em sua relação com a comunidade, estimulando a prática de cidadania. E o programa Nas Ondas do Ambiente, cujo objetivo é produzir conteúdo, para rádio sobre comunicação e informação ambiental em escolas públicas do estado.

Nenhum comentário: