quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rio 2016 participa de eventos da ONU

Créditos à Rio 2016

Representantes da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 participaram esta semana de dois eventos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). Em Nairóbi, no Quênia, o Diretor de Esportes, Agberto Guimarães, esteve na reunião do Conselho do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. Em Vancouver, no Canadá, a Diretora do Departamento de Educação e Cultura do Comitê Olímpico Brasileiro, Christiane Paquelet, representou o Rio 2016 na Conferência Mundial de Esporte e Meio Ambiente.

O Conselho do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos reuniu representantes de 101 países para discutir o desenvolvimento urbano em tempos de crise econômica e aquecimento global. Além de participar da abertura do evento, Agberto Guimarães se reuniu com autoridades, como o Primeiro Ministro Raila Odinga, para detalhar o projeto Rio 2016. “O Primeiro Ministro se mostrou muito interessado na candidatura do Rio de Janeiro. Falamos sobre o Centro Olímpico de Treinamento (COT), que além de ajudar a desenvolver o esporte na América Latina, estará de portas abertas para os atletas da África. A realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 pode ser a oportunidade para que milhares de jovens utilizem o esporte para modificar suas vidas”, explicou Agberto.

A cada dois anos, o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, realiza a Conferência Mundial de Esporte e Meio Ambiente. A edição deste ano aconteceu em Vancouver, no Canadá, e teve como temas “Inovação e Inspiração” e “Aproveitando o Poder do Esporte para Mudança”. “Um dos objetivos da candidatura Rio 2016 é utilizar os Jogos Olímpicos como catalisador da realização de projetos que tragam melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade e dos visitantes. Não poderíamos deixar de participar de um evento tão importante”, disse Christiane Paquelet.

Nenhum comentário: