terça-feira, 31 de março de 2009

Passeios noturnos e diurnos contam parte da história do Rio

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

O projeto Roteiros Geográficos do Rio, programa de extensão do Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura), do Instituto de Geografia (Igeog) da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que realiza passeios por ruas e ruelas do Centro do Rio e revela um pouco da história da cidade carioca e do país, já preparou sua programação para o mês de abril. O primeiro roteiro acontece nesta quinta-feira (2/4), às 20h30. O roteiro noturno passará pelos iluminados prédios da catedral evangélica do Rio de Janeiro e pelo Real Gabinete Português de Leitura. A programação conta ainda com uma visita à igreja Nossa Senhora da Lampadosa.

O grupo conhecerá também a Praça Tiradentes com seus teatros seculares e seus modernos hotéis, passando pela Rua da Constituição, Rua Gomes Freire e Rua do Lavradio, com seus antiquários e casas de shows. Já na Mem de Sá, outra rua da Lapa, os participantes poderão apreciar os sobrados exuberantes e conhecer o ambiente noturno de misturas musicais que incluem o samba de raiz, marchinhas, mambo, funk e rock. Os travestis e a história da malandragem do lugar serão lembrados com um passeio no entorno dos Arcos da Lapa, na Rua Joaquim Silva, na escadaria Selaron, no Largo Nelson Gonçalves, até a sala Cecilia Meireles. O percurso termina por volta das 23h30.

Neste domingo (5/4), o projeto Roteiros Geográficos realiza um passeio a partir das 9h55. O ponto de encontro é o Mosteiro de São Bento, localizado na Rua Dom Gerardo 40, 5º andar. No local, as pessoas assistirão a cinco minutos de missa com cantos gregorianos. Os participantes poderão ter ainda uma vista panorâmica da área portuária e da Baía de Guanabara. O roteiro segue pela Avenida Rio Branco, Rua Teófilo Otoni, Avenida Presidente Vargas, Igreja Nossa Senhora da Candelária (visita), Centro Cultural Banco do Brasil (intervalo de 15 minutos), Centro Histórico Beira-Mar, Rua Buenos Aires, Beco das Cancelas, Rua do Ouvidor, Travessa do Comércio/ sobrado de Aurora e Carmen Miranda, Praça XV, Paço Imperial e de Isabel de Orleans e Bragança (somente maquete do Centro do Rio), Palácio Tiradentes e Rua São José. O grupo fará parada para o almoço na Cinelândia, às 13h30. Em seguida, os participantes passarão pela Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (visita) e pelo Museu Nacional de Belas Artes (visita). O término do passeio está previsto para as 16h.

Já no dia 16 de abril, o projeto fará o roteiro “Ecos da cultura na Cidade Nova e na Praça Onze dos bambas do samba”. A saída está prevista para as 9h30. O ponto de encontro será na Estação do metrô Estácio/Rio-Cidade Nova (saída para o Centro Administrativo São Sebastião do Rio de Janeiro, conhecido como "Piranhão"). Veja abaixo o percurso que será realizado:

Estácio (da primeira escola de samba e do metropolitano carioca) - Cidade Nova (os aterros sobre o mangal de São Diogo, o surgimento da Cidade Nova, o surgimento de ritmos como o chorinho e o maxixe, o bairro do Mangue da zona do baixo meretrício, a memória simbólica da prostituição nos logradouros e torres do centro administrativo da Cidade Nova) - a monumental Avenida Presidente Vargas -Praça Onze (o berço do samba e lugar de diversas manifestações religiosas e culturais da "Pequena África do Rio de Janeiro") - monumento a Zumbi dos Palmares - Terreirão do Samba/palco João da Baiana - vista para o Morro da Providência - Escola Tia Ciata - Passarela do Samba/"Sambódromo"/"Sapucaí"/Avenida Darcy Ribeiro (visita) - Igreja de Santana (visita) - casa do Marechal Deodoro da Fonseca - Antiga Casa da Moeda/Arquivo Nacional - Campo de Santana/Praça da República - Metrô Central do Brasil. O término do passeio está previsto para o meio-dia.

O programa de extensão da Uerj Roteiros Geográficos tem como objetivo divulgar pontos significativos do espaço urbano, além de informar os participantes sobre a geografia carioca. Interessados em participar dos passeios podem entrar em contato com o professor João Baptista Ferreira de Mello pelo telefone ( 21) 2587-7905 ou pelo roteirosgeorio@uol.com.br.

Nenhum comentário: