quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rio 2016 apresenta projeto para a Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional

Créditos ao Rio 2016

Chegou a hora do Rio de Janeiro apresentar sua candidatura à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 aos 13 integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nesta quarta-feira, dia 29, no Hotel Copacabana Palace, começa a sabatina sobre os 17 temas do Dossiê de Candidatura. Em parceria com os três níveis de governo, o Comitê Rio 2016 mostrará que a cidade está preparada para receber pela primeira vez o maior evento esportivo do planeta.

O relatório com o resultado da visita do Comitê de Avaliação será a base para que os integrantes do COI escolham, no dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca, a cidade sede dos Jogos de 2016.

O primeiro dia será dedicado à discussão de seis temas: Visão e Conceito dos Jogos; Meio Ambiente, Esporte e Instalações, Vila Olímpica, Acomodações e Transporte.

As propostas do Rio de Janeiro serão analisadas pelo grupo presidido pela marroquina Nawal El Moutawakel, que inclui sete integrantes do COI, o Diretor Executivo de Jogos Olímpicos da entidade e especialistas em áreas como Finanças, Meio Ambiente e Transporte.

“O Rio de Janeiro está preparado. As últimas semanas foram dedicadas a ensaios e reuniões para acertar cada detalhe. O Rio 2016 tem propostas que acrescentam muito ao Movimento Olímpico e é isso que mostraremos nessas reuniões”, explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

Para defender o projeto Rio 2016 foi montado um time de especialistas em cada uma dos temas. Carlos Arthur Nuzman discursará na sessão de abertura ao lado do membro do COI e presidente de honra da Fifa, João Havelange; do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes e do atleta paraolímpico Daniel Dias.

Para explicar a Visão e o Conceito dos Jogos, entrarão em cena nomes como o Ministro do Esporte, Orlando Silva, e a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim Isabel Swan.

Esportes e Instalações Esportivas contarão com a experiência do ex-atleta Agberto Guimarães, que conquistou dois ouros (800m e 1.500m) nos Jogos Pan-americanos de Caracas 83 e foi finalista dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 84.

Os atletas terão uma Vila Olímpica com toda a infraestrutura e diferenciais como a “Praia Olímpica” e a “Rua Carioca”, com cafés, restaurantes e lojas. Sérgio Dias, Secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, e a medalhista olímpica Adriana Behar farão parte do grupo que apresentará o tema. Mas as acomodações de primeira linha não serão apenas para os atletas, como explicará o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante a discussão sobre Acomodações.

O tema Transporte contará com a participação de especialistas dos três níveis de governo: o Ministro das Cidades, Márcio Fortes; o Secretário Estadual Júlio Lopes e o Secretário Municipal Alexandre Sansão.

Fechando o dia, os planos do projeto Rio 2016 para a importante questão do Meio Ambiente serão defendidos por Alexandre Techima, Gerente de Infraestrutura do Comitê Rio 2016, e a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos.

Um comentário:

Teen Dating - Ourteennetwork.com disse...

I have always wanted to visite great pictures.