quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comissão de Avaliação do COI chega ao Rio de Janeiro

Créditos ao Rio 2016

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebeu de braços abertos os integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que vão analisar para o projeto de candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Nesta segunda-feira, dia 27, 12 membros da Comissão desembarcaram no Aeroporto do Galeão e se juntaram ao sueco Goran Petersson, que chegou no domingo, dia 26.

A Comissão de Avaliação do COI é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, bacharel em Educação Física e ex-praticante de atletismo. Também fazem parte do grupo o chinês Wu Ching Kuo, o escocês Craig Reedie, os franceses Guy Drut e Etienne Thobois, o egípcio Mounir Sabet, o colombiano Andrés Botero, o russo Alexander Popov, o sueco Goran Petersson, os suíços Gilbert Felli e Philippe Bovy e os australianos Gregory Hartung e Simon Balderstone.

Nos sete dias que passarão na cidade, eles participarão de reuniões sobre os 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura e visitarão instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016.

O presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, e o Secretário Geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório, receberam integrantes da Comissão do COI. Um grupo de crianças entregou flores aos recém-chegados.

“Estamos muito felizes e honrados de receber a Comissão de Avaliação do COI no Rio de Janeiro. Será uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado pelo Comitê Rio 2016 em parceria com os três níveis de governo, e o envolvimento da cidade com o projeto de trazer os Jogos Olímpicos para a América do Sul pela primeira vez”, disse Carlos Arthur Nuzman.

A Comissão do COI ficará baseada no Hotel Copacabana Palace, onde acontecerão as reuniões oficiais da visita. Nos dias 27 e 28, a Comissão terá reuniões internas.

Nos dias 29 e 30 de abril e na manhã do dia 2 de maio, os integrantes da Comissão assistirão apresentações técnicas seguidas de sessão de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura – Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.

As apresentações, que ocupam a maior parte da agenda oficial, acontecerão numa grande sala do hotel, equipada com iluminação, cenografia e recursos multimídia especiais para garantir a qualidade dos materiais apresentados pelo Rio 2016 e o conforto da Comissão do COI.

No dia 1º de maio, a Comissão do COI visitará instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016. E na tarde do dia 2 de maio, o COI encerra a sua visita com uma entrevista-coletiva, às 17h, seguida de uma coletiva do Rio 2016.

Toda a programação foi previamente aprovada e segue as regras determinadas pelo Comitê Olímpico Internacional para todas as cidades candidatas.

Nenhum comentário: