sexta-feira, 3 de abril de 2009

Projeto Rio-Estado da Bicicleta segue em pedalas firmes

Créditos à SETRANS-RJ

Nesta quarta-feira (31/03), a Assembléia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou o projeto de lei que autoriza um empréstimo não reembolsável de US$ 600 mil para a implantação do Programa de Transportes Não Motorizado da Secretaria de Transportes, que inclui o Programa Rio-Estado da Bicicleta. Agora, a secretaria aguarda apenas a liberação do dinheiro pelo Fundo de Energia Sustentável e Mudança Climática (SECCI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para começar a desenvolver os projetos prioritários.

Um dos projetos cicloviários mais aguardados pela população é o do Rio Sarapuí, que abrange uma extensão de 5 km de raio no trecho entre a Rodovia Presidente Dutra e Washington Luiz. Ao todo, está prevista a construção de 50 km de ciclo-rotas, entre ciclovias e ciclo-faixas, que funcionarão como uma ampla rede alimentadora, permitindo a integração com o sistema rodoviário já existente ao longo do Rio. Estão previstas oito estações de integração bicicleta-ônibus ao longo do rio no perímetro citado acima. Essa extensão abrange além de Duque de Caxias, outros municípios da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis.

- A mobilidade sustentável é um tema que integra, de forma positiva, o poder público, a iniciativa privada e a própria sociedade. Há um esforço enorme de todos estes setores para fazer com que o Rio de Janeiro esteja cada vez mais bem dotado de toda a infraestrutura cicloviária, para fazer com que o uso da bicicleta seja cada vez mais intenso. Prova disso é este grande passo que estamos dando com o apoio do BID. – Comemorou o secretário Julio Lopes.

Nenhum comentário: