segunda-feira, 13 de abril de 2009

Lula premiará melhores alunos de matemática do País em evento no Rio

Créditos à Marcella Vieira

Rio de Janeiro

Trezentos alunos de escolas públicas de todo o Brasil serão premiados, no Rio de Janeiro, com medalhas de ouro e outros benefícios – que incluem bolsas de estudos para graduação e pós-graduação. Os estudantes foram os vencedores da quarta edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, concurso promovido em 2008 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cerimônia de entrega das medalhas, na tarde da próxima quarta-feira (15), na Escola Naval, no Centro do Rio. O evento faz parte da agenda que Lula cumpre na cidade nos próximos dois dias.

A solenidade marcará também o lançamento oficial da quinta edição da Olimpíada, que tem cumprido, segundo o diretor-geral do Impa, César Camacho, um papel de "garimpagem" de alunos de ponta nas escolas públicas:

– Estamos notando que, apesar da crise do ensino em geral e das escolas públicas, existem estudantes extremamente bem dotados em todo o país. O papel da Olimpíada é no sentido de, em primeiro plano, detectar esses estudantes extraordinários que o Brasil tem e que se perdem por falta de uma identificação – explicou o professor à imprensa nesta segunda-feira (13).

Camacho listou dois alunos – um de Minas Gerais e outro de São Paulo – como referências no processo de identificação de estudantes com ótimo desempenho na disciplina. Gerson Tavares Câmara de Souza, aluno do colégio estadual Professor Santos Amaro da Cruz, na periferia da cidade de São Paulo, conquistou medalhas de ouro nas quatro edições do concurso realizadas até o momento e estará no Rio para ser contemplado.

Quem também surpreende pelo extraordinário desempenho – e virá à cidade para receber a medalha – é Maria Clara Mendes da Silva, aluna do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cel Oscar de Castro, na pequena cidade de Pirajuba, a mais de 500 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Esta foi a terceira vez consecutiva que ela conquistou o ouro.

Rio: premiados estão concentrados na capital
Maria Clara representa um dado significativo da Olimpíada, de acordo com César Camacho: os excelentes resultados obtidos pelas escolas públicas de todas as regiões do estado de Minas Gerais, sem concentração específica em uma determinada área. No total, 80 alunos de Minas ganharam medalhas de ouro na edição de 2008, colocando o estado em primeiro lugar na tabela. Já a situação do Rio é diferente, segundo o professor. O estado ficou em segundo lugar na colocação geral de medalhas de ouro (59 no total, três a mais que São Paulo), mas com intensa concentração nas escolas do município.

Segundo Camacho, a explicação para a pouca eficácia de escolas de interior fluminense em um concurso deste tipo seria muito complexa e envolve aspectos de toda a base do sistema educacional do estado. Na listagem disponível no site oficial da Olimpíada (www.obmep.org.br), é possível perceber que os premiados que representam o Rio nos três níveis de pontuação de medalha de ouro na última edição do concurso são, em esmagadora maioria, dos colégios públicos mais tradicionais da cidade, como o Instituto de Aplicação da Uerj, o Colégio Militar e o Pedro II. Angra dos Reis levou 13 medalhas, todas para o Colégio Naval. Da Baixada Fluminense, apenas dois representantes: um de uma escola municipal de São João de Meriti e outro da Cefet de Química de Nilópolis. Os municípios de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, e Niterói, na Região Metropolitana, levaram uma medalha cada.

Os alunos garimpados pelo concurso são, segundo César Camacho, não apenas premiados, como também preparados para aproveitar o talento que têm para a matemática:

– O segundo aspecto da Olimpíada é encaminhar estes alunos aos cursos universitários, com programas de bolsas que estamos providenciando. Além disso, as olimpíadas sucessivas estão provocando uma melhoria do ensino, porque a novidade desta atividade é colocar à disposição do professor e do estudante uma bibliografia bem preparada por matemáticos profissionais que fazem parte do corpo de professores das universidades brasileiras. Então, o Brasil detém um conhecimento científico digno de universidades de Primeiro Mundo, mas, ao mesmo tempo, temos uma escola pública muito carente – comparou.

Apesar de a quinta edição ser lançada oficialmente por Lula na quarta, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas por escolas de todo o Brasil até 15 de maio. De acordo com o diretor-geral do Impa, já há cerca de três milhões de inscritos e o número de alunos deverá superar facilmente o recorde da edição de 2008, que foi de 18.317.779.

Nenhum comentário: