terça-feira, 14 de abril de 2009

HemoRio faz campanha para aumentar estoques de sangue

Créditos à HemoRio

O HemoRio, órgão da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, está convocando a população para mais uma campanha de doação de sangue. Desde o feriado prolongado da Semana Santa, o comparecimento de doadores voluntários está muito abaixo da média. A média de doações diárias é de 300 comparecimentos, mas entre os dias 9 e 12 deste mês, somente 519 bolsas de sangue foram coletadas.

Segundo Esther Lopes, chefe do Serviço de Hemoterapia do HemoRio, a situação é preocupante, já que na próxima semana também existirão dois feriados e o Instituto precisa estar abastecido para suprir as demandas dos hospitais de emergência.

- Em feriados prolongados, as emergências dos hospitais precisam estar com seus estoques de sangue regulares para possíveis emergências. E hoje, o estoque estratégico está abaixo do limite, devido às necessidades do feriado da Páscoa. Precisamos da ajuda de toda a população para que nosso estoque seja regularizado para o próximo feriadão, pois existe o risco da falta de sangue neste período – alertou a médica.

O HemoRio está precisando de todos os tipos sanguíneos, principalmente os do tipo O. Para ser doador, é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar documento oficial de identidade com foto (não serve cópia) e estar em boas condições de saúde.

O HemoRio fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro, e funciona diariamente das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o disque-sangue (0800 282 0708), que informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro, além de esclarecer dúvidas.

Nenhum comentário: