quarta-feira, 29 de abril de 2009

Governo vai incentivar setor de call center

Créditos à INVESTERio

Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços está definindo um conjunto de ações de apoio ao setor de call center. Alinhada à estratégia da Prefeitura do Rio de revitalizar o subúrbio carioca e baseada em financiamentos para empresas através da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro – INVESTE RIO -, a iniciativa visa ainda geração de empregos, já que o segmento é intensivo em mão de obra.

Para impulsionar o setor, o governo do estado estuda lançar mão do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundes) – administrado pela INVESTE RIO - que pode financiar até 70% do ICMS devido pelas companhias. As empresas que se beneficiam desse instrumento podem usar os recursos no financiamento de capital de giro, na amortização de empréstimos obtidos na fase de implantação do projeto e na aquisição de novos equipamentos destinados à ampliação.

- A proposta de usar o Fundes é semelhante a reduzir à metade o ICMS do setor (hoje, a alíquota é de 30%). As operações de telecomunicações são complexas, de difícil controle por parte do Estado, e o uso do Fundes facilita e agiliza nosso apoio ao incremento dessa atividade. O governo vai oferecer incentivo à operadora de telecom, que deverá repassá-lo às empresas de call center, independentemente de serem ou não suas controladas – explica o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, acrescentando que a INVESTE RIO será fundamental no processo de financiamento de pequenas e médias empresas do setor que queiram se instalar no subúrbio.

Nenhum comentário: