segunda-feira, 6 de abril de 2009

Estado promove revitalização do Corcovado e de seu entorno

Créditos à Guedes de Freitas

Segurança, ecologia e turismo. Baseados neste trinômio, as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – juntam boa vontade e recursos para dar início a um processo de valorização do principal cartão postal do país, o Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca, e do caminho que leva até o Cristo Redentor, uma das oitavas maravilhas do mundo moderno. Os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Turismo, Luiz Barretto, e secretários estaduais e municipais fizeram, nesta segunda-feira, pela manhã, no bucólico e histórico Hotel das Paineiras, na subida para o Cristo, há 25 anos desativado, a primeira reunião do Programa de Revitalização Turística e Ambiental do Corcovado e de seu Entorno.

Depois de quase duas horas, foi criado um grupo de trabalho, composto por oito membros, para apresentar no dia 11 de maio um projeto básico do que precisará ser feito para dar aos turistas nacionais e estrangeiros mais segurança e opções turísticas e até de hospedagem neste recanto encantador da cidade. Estão previstas, desde já, a recuperação da estação Silvestre do bondinho de Santa Teresa, com a conseqüente integração com o trem do Corcovado, que sai do Cosme Velho, a revitalização e transformação do antigo Hotel das Paineiras em um espaço ambiental, turístico e hoteleiro e a pacificação das comunidades de Guararapes e Cerro Corá, com a qualificação de mão-de-obra local para emprego nas futuras instalações do projeto, entre outras medidas.

– Há muitas questões para serem resolvidas, um conjunto de ações que serão adotadas. Por isso, precisamos esperar o grupo de trabalho formatar detalhadamente o projeto global, tendo como diretriz básica a premissa de que este é um lugar ícone do país no mundo todo, é a imagem do Rio que é muito importante para o turismo brasileiro – conceituou o ministro do Turismo.

O ministro do Meio Ambiente informou que, antecipando-se à formatação do projeto geral, dois atos já serão concretizados ainda neste mês: a assinatura de um convênio para a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca pelas três esferas de governo – hoje apenas o Instituto Chico Mendes, ex-Ibama, cuida da floresta – e o lançamento de um concurso nacional, comandado pelo Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB) para escolher um projeto de recuperação do Hotel das Paineiras dentro de uma nova concepção de utilização.

– Já está pronto o plano de extensão do bondinho de Santa Teresa até o Silvestre e o concessionário do trenzinho do Corcovado aceita fazer uma parada nessa estação se houver segurança. Quanto a isso, a Secretaria Estadual de Segurança prometeu criar um grupo de policiais específico para o policiamento do parque, além de podermos empregar guarda-parques usando recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) – acrescentou Minc.

O novo Hotel das Paineiras, que já hospedou até a Rainha Elizabeth, da Inglaterra, e serviu de concentração para a seleção brasileira de futebol, no ano anterior ao Mundial de 1970, vai manter parte das instalações para hospedagem – o prédio tem hoje 90 quartos -, mas abrigará também lojas comerciais, centro de exposição e um restaurante panorâmico.

– A idéia de ser só hotel é inviável economicamente, sob o ponto de vista de ocupação, mas também eliminar totalmente a hospedagem acaba com a memória do lugar. Juntar as duas funções viabiliza o empreendimento que será terceirizado – completou o ministro do Meio Ambiente.

Minc ainda revelou que o Ministério do Meio Ambiente também vai empregar recursos federais, oriundos de compensações ambientais, para melhorar a sinalização turística e para a recuperação do restaurante da estação Silvestre. Por sua vez, o ministro do Turismo lembrou a possibilidade de usar recursos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) nesta área do Rio.

– São recursos do ministério e do BID (Banco Interamericano de Desernvolvimento) para financiar intervenções na área de infraestrutura turística, em qualificação profissional etc. Aqui há um tema que ajuda a segurança, que é a incorporação das comunidades do entorno no projeto de recuperação do parque através da viabilização de projetos de geração de emprego e renda. Se aqui vai se tornar uma região turística ainda maior do que já é, vamos precisar de mais mão-de-obra qualificada – afirmou Barretto, dizendo que o Parque Nacional da Tijuca é o ponto turístico de maior visitação do país, com 1,27 milhão de visitantes no ano passado.

A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, disse dos 180 milhões de dólares do Prodetur destinados aos projetos do Estado do Rio, cujos recursos deverão começar a ser repassados pelo Ministério do Turismo em julho, 60% serão empregados em obras de infraestrutura em todo o estado e 40% em produtos turísticos, sendo que 10% destes recursos investidos em projetos ambientais, sendo grande parte deles no Cristo Redentor.

– O governo do estado já vem melhorando o entorno da área do Cristo, com a colocação de novos quiosques e placas de sinalização e a capacitação de mão-de-obra de comunidades próximas – completou Márcia Lins.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, informou que sua pasta implementa na Floresta da Tijuca alguns projetos importantes, como o muro virtual, desenvolvido em parceria com a PUC.

– O monitoramento via satélite do avanço das ocupações irregulares no entorno. Já estamos disponibilizando para o governo federal e para a prefeitura essas informações – completou.

Do governo do estado, ainda participaram da reunião o subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança, tenente-coronel Baltar, e o subsecretário de Transportes, Sebastião Rodrigues.

Nenhum comentário: