quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alunos da UnATI retratam a multiplicidade de Copacabana

Créditos àMarcelle Colbert, do Núcleo Intranet

Copacabana

As belas e inesquecíveis paisagens de Copacabana foram eternizadas pelas lentes das câmeras de vinte estudantes da Oficina de Photografia da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI). Na mostra CopacabanaS, os expositores apresentam 28 trabalhos que retratam a singularidade da Princesinha do Mar. O ensaio fotográfico destaca a multiplicidade de um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro. Mar, monumentos públicos, jardins, estátuas, pescadores, jovens e idosos estão na exposição.

A mostra, que apresenta pela segunda vez a arte do grupo, comemora os dez anos do curso de fotografia para terceira idade. A geração de fotógrafos de CopacabanaS representa a interação do passado com o presente e o futuro. O ensaio livre reúne fotos coloridas e em branco e preto, com diferentes tipos de enquadramentos. A ideia principal é revelar, através dos variados estilos fotográficos, como os alunos ‘enxergam’ o bairro carioca.

- Realizamos exposições dentro e fora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) todo ano. A oficina ajuda a ampliar os conceitos que os estudantes têm sobre a fotografia. O curso trabalha as áreas psicológica, afetiva e cultural do idoso. Na mostra CopacabanaS, mostramos o bairro de uma forma bastante moderna. Com câmeras amadoras, os alunos retrataram aspectos da arquitetura e da história de Copacabana de maneira original - explica Roberto Cuíca, fotógrafo e coordenador da exposição.

Os fotógrafos amadores possuem de 60 a 65 anos, mas a idade não é empecilho para Odette de Oliveira Monteiro. Deficiente visual há onze anos, a fotógrafa usou a sensibilidade para captar imagens de Copacabana, uma das referências turísticas do país. Segundo a artista, as fotos são capturadas pela ‘alma’ e não apenas pela visão. Aos 79 anos, dona Odette encontrou na fotografia sua grande paixão.

- Nunca tinha batido uma foto. Fui convidada pelo professor para participar do curso de fotografia, mas não aceitei de início. Como uma cega iria tirar foto? Com o tempo, aceitei o desafio e me animei. Aprendi como manipular os objetos e pessoas que retrato para obter uma boa focalização. Nunca imaginei que um dia participaria de uma mostra como essa. Isso é maravilhoso, pois faz com que eu me sinta útil. Comecei a frequentar a oficina há três anos e raramente perco uma aula - conta Odette, que expõe no ensaio fotográfico as belezas da praia de Copacabana.

A Oficina de Photografia da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) acontece às terças-feiras. Durante o curso, que dura o ano inteiro, os alunos participam de trabalhos de campo. Os jardins do Palácio Guanabara e o Jardim Botânico foram algumas das paisagens retratadas pela turma do fotógrafo Roberto Cuíca. A oficina é um projeto de documentação, informação e memória da cidade do Rio de Janeiro.

Serviço:

Exposição CopacabanaS

Visitação: até 30 de abril

Local: Hall dos elevadores da Uerj - Rua São Francisco Xavier 524, campus Maracanã

Entrada gratuita

Nenhum comentário: