terça-feira, 31 de março de 2009

Seminário discute ética empresarial no Rio de Janeiro

Créditos à Agência Brasil

Rio de Janeiro

Ética no mundo corporativo em momentos de crise e formas de se incrementar valores sociais no ambiente de negócios são alguns temas do seminário Ética Empresarial: dos Desafios da Competitividade à Prática da Responsabilidade Social Corporativa. O encontro reuniu empresários e acadêmicos nesta terça-feira (31/3) no Teatro do Sesi, no Centro da cidade.

O evento foi promovido pelo Consulado dos Estados Unidos, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Câmara de Comércio Americana e a Universidade PUC-Rio e contou com palestras e mesas-redondas sobre ética nas áreas de planejamento e recursos humanos, responsabilidade social e gerenciamento de riscos e as relações público-privadas.

Para a assessora de Responsabilidade Social da Firjan, Cláudia Jeunon, o seminário é emblemático nesse momento de crise, mas aborda assuntos que devem ser trabalhados no cotidiano de uma empresa.

- A atual crise ocorreu, também, pela falta de valores éticos na administração financeira e empresarial e pelo relaxamento, no caso americano, do controle do Estado sobre a regulação desse mercado. Refletir sobre a questão ética é fundamental para que a gente não volte a cometer os mesmos erros nos momentos de bonança.

A palestrante norte-americana Laura Nash, sócia-fundadora do Piper Cove Fund Asset Management, salienta que a ética torna-se um valor ainda mais competitivo para uma empresa, pois à ela estão agregados outros, como confiança, responsabilidade. Segundo ela, o momento atual serve de reflexão para a sociedade como um todo e exige uma reformulação da ideologia financeira.

- A ganância e a sensação de infalibilidade fizeram com que 100% da população quisesse virar banqueira. Acho que o agora é a oportunidade de empresários redescobrirem a alegria de investir em produtos de real valor em vez de apenas especular.

O professor de Filosofia da PUC-Rio, Danilo Marcondes, ressaltou que a ética não é um ponto de partida, mas sim de chegada.

- Não somos éticos por natureza, no entanto é fundamental que reconheçamos a importância de sermos éticos e almejar esse objetivo para vivermos harmoniosamente em sociedade.

Nenhum comentário: