segunda-feira, 9 de março de 2009

Santa Marta Digital conecta comunidade com o mundo

Créditos à Rafael Masgrau

Comunidade Santa Marta

Mais do que inclusão digital, os dez mil moradores do Santa Marta, a primeira comunidade do país a ter wireless - sinal gratuito de internet banda larga a céu aberto - ganharam, nesta manhã, inclusão social, cultural e cidadania. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inauguram nesta segunda (9/3), o Santa Marta Digital, projeto que permite acessar a rede de qualquer ponto do morro. A comunidade do Santa Marta é a primeira do país a dispor desse serviço de tecnologia da informação.

Cabral enfatizou o momento histórico e sem precedentes vivido tanto pelo governo estadual e quanto por seus parceiros: União, município do Rio, instituições de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais envolvidos com o projeto e demais serviços que já tornam o Santa Marta um referencial para outras comunidades carentes do Rio de Janeiro.

- A grande inclusão tecnológica se dá em um momento como este, ou seja, reunindo universidades de qualidade, estado, sociedade e ONGs para, juntos, promover a inclusão digital em comunidades que precisam de inclusão social, inclusão cultural e cidadania. E a inclusão digital que estamos oferecendo, hoje, permite a essas mais de quatro mil famílias entrarem, de fato, no século 21 – salientou.

O governador explicou que a inclusão digital, nos moldes do projeto desenvolvido na comunidade Santa Marta, em Botafogo, será ampliada a outras áreas e regiões do Rio de Janeiro onde o governo está presente com projetos de segurança e serviços, como a Baixada Fluminense, que terá ampliada a oferta de internet banda larga a céu aberto até o dia 15 de maio; a Cidade de Deus, prevista para recebê-la até fim desse mês, e a Rocinha, em junho.

- O estado do Rio é o mais avançado do ponto de vista tecnológico do país e, logo, vai se transformar no primeiro estado 100% digital de cobertura franca, aberta para toda a sua população. Isso é algo absolutamente inusitado, novo no mundo e é o que está nos inspirando a prosseguir, a parceria com o setor da inteligência carioca que está a serviço a sociedade. O projeto Inclusão Digital é o grande casamento entre a academia e a vida como ela. É a aproximação entre o saber e a necessidade – completou Cabral.

A iluminação digital do Santa Marta é um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, desenvolvido em cooperação pela PUC/RJ, financiado pela Faperj e viabilizado pela Secretaria de Segurança que forneceu equipamentos de telecomunicações utilizados no Pan 2007. O investimento foi de R$496 mil.

Depois da implantação do projeto Orla Digital na praia de Copacabana - e que até meados de abril será estendida a Ipanema e Leblon -, a implantação de uma rede de internet em banda larga a céu aberto na comunidade Santa Marta foi mais um passo para que o Rio se transforme no primeiro Estado Digital do país.

- Essa experiência inaugurada hoje vai contar com um workshop onde todos os moradores do Santa Marta vão ter e-mail. E o que significa isso? Hoje, por exemplo, as grandes empresas não aceitam currículo se não for por meio eletrônico. A partir de hoje, o Santa Marta passa a ser a primeira comunidade onde todos os moradores poderão mandar e-mails para enviar currículos, marcar serviços diversos. Em fim, a grande novidade é esta: a primeira comunidade dessa natureza que tem esse tipo de serviço na América Latina – exemplificou o secretário Alexandre Cardoso.

Durante três meses, um quiosque com computadores conectados à rede estará na Praça Corumbá, na subida do Morro, para que a comunidade possa usar o serviço e frequentar oficinas de informática.

O Santa Marta Digital é uma rede inclusiva com três pontos principais: internet gratuita para a inclusão digital; utilização de serviços pela população (como consulta de processos, agendamento de perícias no INSS, pesquisas escolares, consultas no Detran, emissão de 2ª via de contas, envio de currículos, criação de contas de e-mails) e acesso aos microempresários do local para que possam ganhar competitividade para desenvolvimento e oferta dos seus produtos.

Nenhum comentário: