domingo, 15 de março de 2009

Rio sai na frente pela segunda vez com a implantação de ‘veículos verdes’

Créditos à SETRANS-RJ

A busca pela implantação de um combustível mais limpo nos tanques dos ônibus que circulam no Estado do Rio é preocupação constante do secretário de Transportes Julio Lopes. Nesta sexta-feira (13/03), o secretário participou de uma reunião com a secretária Estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, para definir a introdução do experimento com o B20 em parte da frota fluminense. O biocombustível vai diminuir em 20% a emissão de materiais particulares (fumaça) e 20% dos gases causadores do efeito estufa.

O projeto seguirá os passos da campanha “O Rio de Janeiro sai na Frente”, que antecipou em seis anos as metas do Programa Nacional, responsável pela introdução do biodiesel no abastecimento das redes de ônibus do país até 2013. Com o programa do Governo do Estado, posto em prática junho de 2007, 3.500 veículos passaram a circular movidos a B5, que leva 5% de biodiesel em sua composição. A partir da confirmação dos empresários envolvidos na nova empreitada, o B20 será testado por um ano em quinze ônibus de três empresas diferentes.

- Mais uma vez o estado do Rio chega na frente em relação à utilização de biodiesel. Depois do B5, programa pioneiro testado em mais de três mil ônibus, vamos colocar em uso o B20. Os veículos selecionados para rodar à base deste combustível terão um layout diferenciado, assim, a população saberá que também está contribuindo para a preservação do planeta – anuncia Julio Lopes.

Empresas que aderirem ao B20 terão bombas exclusivas de abastecimento instaladas em suas próprias garagens. Além de todos os benefícios trazidos pelo combustível limpo, o B200 se adapta ao sistema mecânico dos veículos sem necessidade de alterações técnicas nos carros.

Estiveram presentes ao encontro, que aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Arthur Cesar, diretor de Operações e Tecnologia da Fetranspor, João Monteiro, presidente Rio Ônibus, além de representantes de empresas de ônibus e de distribuidoras de combustível.

Nenhum comentário: