segunda-feira, 9 de março de 2009

Rio Rural cria simulador virtual para despertar consciência ambiental no campo

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

O ambiente virtual e tridimensional, que atrai cada vez mais a atenção da sociedade na simulação de um mundo real, será importante ferramenta da Secretaria estadual de Agricultura para a conscientização ambiental no campo. Em projeto inédito no país, o Programa Rio Rural, para o desenvolvimento sustentável, está criando com o Laboratório Visionlab, da Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio, Sistema de Visualização e Simulação em Microbacias Hidrográficas. Através dele, o usuário poderá constatar virtualmente os efeitos da ação da degradação dos recursos naturais em um cenário real.

O responsável pelo monitoramento do Projeto, Marcelo Costa, esclarece que a partir desse trabalho será possível simular como o uso de práticas inadequadas podem provocar o empobrecimento de solo, escassez de água, assoreamento de rios e diminuição de peixes, entre outros problemas ambientais. Por outro lado, o mesmo sistema será capaz de apontar e simular em determinado cenário os efeitos que o manejo correto promove, como a maior retenção e qualidade da água, redução da erosão, manutenção da fertilidade do solo e redução do uso de agrotóxicos.

– Esse recurso será disponibilizado para escolas e telecentros apoiados pelo Rio Rural, constituindo uma importante ferramenta educacional para a melhoria da percepção dos problemas ambientais e engajamento de agricultores, moradores de áreas rurais e da sociedade em geral no desenvolvimento sustentável – acredita.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o Rio de Janeiro tem como proposta tornar-se um pólo de produção sustentável e um instrumento como esse fortalecerá principalmente a educação ambiental para as próximas gerações, ao ser utilizado por gestores municipais, técnicos e pesquisadores no planejamento das microbacias.

– É fundamental que os profissionais e empreendedores do futuro incorporem a visão de sustentabilidade para a condução de seus projetos. Este é o caminho para a convivência harmônica da produção com o meio ambiente – enfatiza.

O Rio Rural conta com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e contrapartida do governo estadual, para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios fluminenses. o programa vai beneficiar diretamente 24,4 mil produtores com incentivos e outros 43 mil através da agregação de valor, produção agroecológica, capacitação, saneamento e aprimoramento de cadeias produtivas.

Nenhum comentário: