quarta-feira, 25 de março de 2009

Rio 2016 faz apresentação oficial na Sportaccord

Créditos ao site oficial Rio 2016

O projeto da candidatura do Rio de Janeiro para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 será apresentado nesta quinta-feira, dia 26, na SportAccord, que acontece em Denver, nos Estados Unidos. Cada cidade candidata – além do Rio de Janeiro, concorrem Chicago, Madri e Tóquio – terá 30 minutos para mostrar os principais pontos do projeto na plenária do evento, que reúne congresso e feira esportiva e é um dos mais conceituados do planeta.

A apresentação do Rio de Janeiro contará com a participação do Ministro do Esporte, Orlando Silva; do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes; do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do Secretário Geral, Carlos Roberto Osório; e da medalhista olímpica de vôlei de praia Adriana Behar, Embaixadora Rio 2016. “Na apresentação, passaremos as mensagens principais da campanha e um pouco da energia do Rio de Janeiro. A cidade tem uma maneira única de celebrar o esporte e acreditamos que o projeto Rio 2016 tem muito a acrescentar ao Movimento Olímpico”, disse Nuzman.

Duas vezes medalhista olímpica no vôlei de praia – prata em Sydney 2000 e em Atenas 2004 –, Adriana Behar atrai a atenção dos participantes da SportAccord. Para a Embaixadora Rio 2016, o Rio de Janeiro vive um momento histórico e a hora da cidade é agora. “O Rio tem todas as condições de receber os Jogos Olímpicos. Fui muito feliz na minha carreira como jogadora e só trocaria o que eu vivi por uma coisa: a chance de passar por tudo isso nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro”, disse Adriana.

A SportAccord reúne mais de mil pessoas ligadas ao mundo esportivo, incluindo executivos, atletas, integrantes de Federações Internacionais e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em seu discurso de abertura, o presidente do COI, Jacques Rogge, falou sobre o impacto da crise econômica no mundo esportivo e sobre a necessidade do Movimento Olímpico de buscar alternativas para se conectar mais com os jovens do planeta.

Além da apresentação oficial, o Rio de Janeiro tem um estande para divulgar a candidatura. O espaço brasileiro conta com um telão projetando imagens da cidade e detalhes do projeto olímpico. O piso faz referência ao calçadão de Copacabana e os visitantes são recebidos com o tradicional cafezinho, 100% brasileiro. Durante o evento, os integrantes do Comitê Rio 2016 se reunirão com representantes das Federações Internacionais pela primeira vez após a entrega do Dossiê de Candidatura.

Nenhum comentário: