sexta-feira, 13 de março de 2009

Projeto experimental prevê uso de biocombustível B20 em ônibus

Créditos à Secretaria do Ambiente

O Estado do Rio poderá fazer parte de uma nova experiência pioneira no uso de biocombustíveis. Em reunião realizada nesta sexta-feira (13/03), na sede da Secretaria do Ambiente, a Federação das Indústrias de Transporte do RJ (Fetranspor) apresentou uma proposta para teste do B20 (diesel com mistura de 20% de biodiesel) em 15 ônibus do Rio, durante um ano, para representantes de distribuidoras de combustíveis. O projeto poderá ser um dos diferenciais do Rio para a candidatura às Olimpíadas de 2016.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, deu apoio integral ao projeto, ressaltando que a questão do biocombustível interessa a todos e que faz parte das políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ar através da redução da poluição atmosférica. A reunião contou também com a presença do secretário de Transportes, Julio Lopes, que ressaltou a importância do lançamento do projeto em abril, quando haverá a visita de representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio.

A proposta foi apresentada pelo diretor de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Arthur César Menezes Soares, e pelo gerente de Operação, Guilherme Wilson. Segundo Wilson, após a experiência de utilização do biodiesel B5 (diesel com adição de 5% de biocombustível) nas frotas de ônibus do estado em 2007, a nova proposta será um passo adiante em prol da uma alternativa energética sustentável para o transporte coletivo de passageiros do estado.

Tanto Marilene Ramos quanto Julio Lopes mostraram-se otimistas quanto à contribuição que o setor de transportes poderá oferecer para que o Rio seja escolhido como cidade-sede das Olimpíadas de 2016. De acordo com a Fetranspor, as linhas para o desenvolvimento do projeto foram escolhidas levando em conta o projeto geral para a os Jogos Olímpicos. Por sugestão das empresas, uma das linhas selecionadas será a de número 2016 (Castelo-Mandala).

Participaram da reunião representantes das distribuidoras de combustíveis Ipiranga e BR e de empresas de ônibus. Um protocolo de intenções deverá definir as atribuições de cada setor no projeto, que terá de obter ainda aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Três empresas de ônibus do Rio irão participar, com cinco ônibus cada uma. De acordo com Guilherme Wilson, o projeto também interessa às montadoras de veículos, que esperam testar o uso do biocombustível nos motores.

Nenhum comentário: