quinta-feira, 12 de março de 2009

Obras no ramal Saracuruna-Guapimirim deixam viagem de trem mais segura

Créditos à SETRANS-RJ

Rio de Janeiro

O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, fez uma inspeção, na manhã desta quarta-feira (11/03), nas obras de recuperação do ramal ferroviário Saracuruna – Guapimirim. As obras começaram em novembro do ano passado pelo do trecho entre Magé e Guapimirim, que tem 17 km. Em toda esta extensão, já foram trocados mais de oito mil dormentes. Os trabalhos incluíram ainda a fixação dos trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das caneletas laterais da via, além de capina do mato ao longo da via.

A partir de agora, os trabalhos estarão concentrados no trecho restante da ferrovia entre Magé e Saracuruna. A previsão é que toda a recuperação do ramal, que tem 40 quilômetros de extensão, fique pronto em junho. Com isso, a Secretaria de Transportes pretende criar novos horários de viagem entre Saracuruna e Guapimirim.

- Essa linha atende principalmente trabalhadores que acordam cedo para se deslocar até o município do Rio. Estive em Guapimirim diversas vezes e constatamos que o ramal precisava mesmo de reforma. Essa era uma dívida do estado com esses passageiros. Há mais de 20 anos não havia uma reforma geral, apenas pequenos reparos. Com essa grande obra, a viagem vai ficar muito mais segura e poderemos aumentar a quantidade de horários para o Rio. Hoje são feitas apenas seis viagens por dia. Até abril queremos colocar oito e até o final do ano 12 horários. – explicou o secretário Julio Lopes.

Na segunda etapa da obra, a Secretaria Estadual de Transportes prevê a substituição de mais nove mil dormentes, fora a colocação de novos lastros, que são as pedras britadas que ficam entre os trilhos para garantir a estabilidade da via para a circulação dos trens.

Trecho pode ganhar novos trens

No trecho conhecido como Corte Magé, o mais crítico da estação do município, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. Segundo os técnicos, o sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado, e não acaba com a vegetação.

Com a reforma e a melhoria da condição de circulação na via, o secretário de Transportes pretende colocar novos trens para atender o ramal. Equipes da Secretaria de Transportes vão negociar com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento de trens moderno com motor a diesel, como os que circulam na malha ferroviária da CBTU em municípios do Nordeste do país.

- Os trens que circulam no ramal Saracuruna-Guapimirim são muito antigos. Não fornecem realmente o conforto necessário aos passageiros. Já temos uma equipe destinada a negociar uma futura compra de trens para atender a região. Nossa meta é melhorar a qualidade do transporte público em toda a Região Metropolitana.

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