quinta-feira, 12 de março de 2009

Bairros do Rio de Janeiro ganham acesso à banda larga gratuita

Créditos à Rio 2016

Rio de Janeiro

A banda larga gratuita chegou à orla de Copacabana no fim de 2008 e será expandida para outros pontos da cidade. O local, que é um dos cartões postais da cidade, receberá competições de vôlei de praia, maratona aquática e triatlo, de acordo com o Projeto Rio 2016. No último dia 9, foi a vez da comunidade Santa Marta ganhar o sistema wi-fi. Com a iniciativa, 10 mil moradores terão acesso ao sinal gratuitamente.

No calçadão da praia, o projeto Orla Digital montou tendas em que oficinas de informática foram oferecidas para pessoas de todas as idades até o fim de dezembro de 2008. Já no Santa Marta, durante três meses, um quiosque com computadores conectados à rede estará disponível para que a comunidade possa usar o serviço e frequentar cursos de informática. “A inclusão digital que estamos oferecendo, hoje, permite a essas mais de quatro mil famílias entrarem, de fato, no século 21”, afirmou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O Santa Marta Digital é uma rede com três pontos principais: internet gratuita para a inclusão digital; utilização de serviços pela população e acesso aos microempresários do local para que possam ganhar competitividade para desenvolvimento e oferta dos seus produtos. A coordenadora do Projeto de Ação Complementar Educacional, Fabiana Belingrodt acredita que o acesso à internet pode auxiliar na educação das crianças moradoras de comunidade. “Eu acho este tipo de projeto muito válido porque o convívio com a internet estimula a leitura e o raciocínio lógico matemático. A rede pode servir como uma ferramenta de conhecimento”, analisa a educadora que atua no projeto em várias comunidades da cidade.

O governo pretende estender o projeto Orla Digital aos bairros de Ipanema e Leblon e futuramente a todo o estado. O governador explicou que a inclusão digital, nos moldes do projeto desenvolvido na comunidade Santa Marta, em Botafogo, será ampliada a outras áreas e regiões do Rio de Janeiro, onde o governo está presente com projetos de segurança e serviços.

“O estado do Rio é o mais avançado do ponto de vista tecnológico do país e, logo, vai se transformar no primeiro estado 100% digital de cobertura franca, aberta para toda a sua população. Isso é algo absolutamente inusitado, novo no mundo e é o que está nos inspirando a prosseguir, a parceria com o setor da inteligência carioca que está a serviço da sociedade”, avaliou Cabral

Nenhum comentário: