quinta-feira, 12 de março de 2009

Obras de duplicação da Rio-Santos estarão concluídas até dezembro

Créditos à SETRANS-RJ

O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, esteve, nesta quarta-feira (11/03), na audiência pública da Comissão Especial do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), presidida pelo deputado Rodrigo Neves (PT), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde foi anunciado que a duplicação da Rodovia Rio-Santos estarão concluídas até o fim deste ano.

- É uma vergonha realmente o atraso na obra, temos que admitir, mas agora, com o bom entendimento com a nova superintendência do DNIT tenho a certeza de que o cronograma será cumprido. Além disso, não falta verba para as obras, logo, não há nada que justifique tanto atraso – ressaltou o secretário.

A duplicação da via está sendo realizada em um trecho de 26km entre Santa Cruz e Itacuruçá. Em Brasília, há um outro estudo para estender a duplicação até Angra. Além disso, também está sendo realizada a licitação para a restauração do trecho entre Angra e Paraty, na divisa com São Paulo.

Na audiência, o deputado Rodrigo Neves sugeriu a criação de um terceiro turno de trabalho a fim de agilizar o cronograma da obra. Também foi estabelecido que o DNIT vai encaminhar à Comissão um cronograma com todas as etapas a serem cumpridas. Os parlamentares que compõem a comissão também farão uma visita até o fim de março a fim de vistoriar as obras pessoalmente.

- As obras de duplicação da via são de máxima urgência e importância para o turismo, mobilidade e logística da região. A duplicação tem que estar concluída dentro do novo prazo estabelecido para que não haja um colapso no trânsito com a inauguração da CSA prevista para dezembro - afirmou Rodrigo Neves.

Também foi levantada a hipótese de se construir um viaduto ligando a CSA à rodovia para reduzir o impacto no trânsito. O superintendente do DNIT no Rio, Marcelo Cotrim, reconheceu o atraso na obra, que tinha previsão de término para dezembro de 2008.

- Fizemos uma estimativa com base nos índices pluviométricos do ano anterior, mas em 2008 as chuvas foram muito mais constantes e intensas, o que atrasou muito. Mas tenho certeza de que vamos conseguir cumprir este novo prazo estabelecido por nós – explicou.

No próximo dia 20, prefeitos, o superintendente do DNIT e o secretário de Transportes farão mais uma reunião para debater o andamento das obras. As reuniões serão mensais até a conclusão da duplicação.

Estiveram presentes na audiência o superintendente do DNIT no Rio, Marcelo Cotrim, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o representante da Eleltronuclear, Paulo Gonçalves e as deputadas Inês Pandeló (PT) e Aparecida Gama (PMDB).

Nenhum comentário: