segunda-feira, 9 de março de 2009

Livro retrata história do Cristo Redentor

Créditos à Agência Rio de Notícias-Caderno A

Cristo Redentor

O Cristo Redentor, um dos principais símbolos brasileiros e hoje uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, tem toda sua história retratada no livro "Corcovado – A Conquista da Montanha de Deus" ("Corcovado - The Conquest of God's Mountain"), que traz detalhes sobre o monumento, desde sua inauguração, em 12 de outubro de 1931, até os bastidores da votação que o elegeu como uma das Sete Maravilhas.

Escrita pelo arquiteto carioca Jorge Scévola de Semenovitch, a obra em inglês conta com 160 páginas e prefácio do ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde. O lançamento da editora Lutécia trata-se do único livro reunindo toda a história do principal monumento do país e um dos maiores do mundo.

Contendo fotos antigas e exclusivas, como a da Família Imperial na inauguração da Estrada de Ferro do Corcovado, em 1884, e da construção do monumento que mede 38 metros e pesa 1.145 toneladas, cuja obra não registrou nenhum acidente, o livro mostra ainda curiosidades como a iniciativa de cerca de 20 mil senhoras para conseguir autorização do Governo Federal para a construção.

Traduzido para o inglês por Elvyn Laura Marshall, “Corcovado – A Conquista da Montanha de Deus” prova que o “pai” do Cristo é brasileiro, ao contrário de algumas versões que atribuíam a autoria do projeto a um francês. Com documentos, fotos e depoimentos da família, o escritor relata o sucesso do projeto do arquiteto carioca Heitor da Silva Costa.

Para o Jorge Scévola de Semenovitch, além de ser uma completa fonte de pesquisa sobre uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o livro também representa um oportuno e eficiente souvenir para presentear turistas, autoridades e missões empresariais. Segundo o autor, vários grupos de empresários já encomendaram determinadas quantidades da obra para distribuir entre clientes, fornecedores e visitantes.

O livro está à venda em diversas livrarias, hotéis, restaurantes, pontos turísticos e lojas de souvenirs. Encomendas podem ser feitas pelos telefones (21) 2267-9098 e (21) 2523-5576.

Nenhum comentário: