sexta-feira, 13 de março de 2009

Inea participa da campanha Rio Patrimônio Mundial

Créditos à SEA

Pão de Açucar

Os diretores de Gestão das Águas e do Território, Rosa Formiga, e de Recuperação Ambiental, Carlos Abenza, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participaram na quinta-feira (12/03), na sede do órgão, da primeira reunião com o Iphan, para o lançamento da candidatura do Rio de Janeiro como patrimônio mundial. O Inea, vinculado à Secretaria do Ambiente, dará subsídios em questões ambientais para o órgão federal que está dirigindo os trabalhos.

Segundo Rosa Formiga, “o Brasil sempre referendou o Rio de Janeiro como uma apresentação do país”. O diretor Carlos Abenza disse que as obras de revitalização dos sistemas lagunares da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, realizadas pelo Inea, “elevam a auto-estima do carioca”. Abenza citou o Artigo 1º da Convenção da Unesco, em que Paisagens Culturais são “bens culturais que representam as obras conjugadas do homem e da natureza”, para explicar seu ponto de vista.

A arquiteta Cristina Lodi e o geógrafo Rafael Winter, consultores do comitê técnico do Iphan, mencionaram que a intenção de elevar a cidade do Rio de Janeiro à categoria de ''''Sítio Misto, Cultural e Natural'''', data de 2002, em dossiê elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.

No ano seguinte, duas organizações não governamentais americanas, Icomos e Iucn, incumbidas de julgar as candidaturas, não acataram a proposta e sugeriram a categoria Paisagem Cultural. Em função da nova classificação, o Governo do Estado - que tem representantes no atual Comitê Institucional - a Prefeitura do Rio e o Iphan planejaram outro documento.

Em outubro de 2008, a Delegação do Centro de Patrimônio Mundial visitou a cidade, acompanhada de técnicos do Iphan, quando foram debatidas em reuniões, as possibilidades de fomento a políticas para a América Latina. Esse fato estimulou a Associação de Empreendedores Amigos da Unesco que, em novembro, lançou campanha de apoio à candidatura do Rio.

Um segundo encontro no Inea deverá acontecer dentro de 20 dias, com o aprofundamento das ações. O dossiê com foco na categoria ''''Paisagem Cultural'''' deverá ser entregue à Unesco até agosto deste ano.

Nenhum comentário: