sexta-feira, 13 de março de 2009

Agricultura inicia pela Região Serrana ação para fortalecer apicultura no estado

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

Maior centro consumidor de mel do país, o estado do Rio de Janeiro conseguiu nos últimos dez anos dobrar a sua classe apícola. No entanto, sua produção em torno de 442 toneladas de mel/ano permanece estagnada, favorecendo a importação do produto de outros estados. Visando mudar este quadro e incentivar a atividade, a secretaria estadual de Agricultura promove nesta sexta-feira (13), das 8 às 16 horas, curso de capacitação em Apicultura, no parque de exposições de Santa Maria Madalena, na Região Serrana.

Destinado a técnicos da Defesa Agropecuária e apicultores, a capacitação tem como objetivo passar noções básicas da atividade, como manejo, produção e sanidade apícola. Segundo a veterinária Valéria Teixeira, coordenadora do programa estadual de Sanidade Apícola, esta é uma oportunidade para transmitir aos profissionais conhecimentos iniciais sobre a atividade.

– Após esta etapa, os técnicos dos núcleos de Defesa Agropecuária estarão aptos a colocar em prática o Programa estadual de Sanidade Apícola, que envolve educação sanitária, estudos epidemiológicos, controle do trânsito, cadastramento, fiscalização, certificação sanitária e intervenção imediata, quando da suspeita ou ocorrência de doença ou praga de notificação obrigatória – explica.

Durante o encontro, os profissionais também serão treinados para aplicar o questionário do projeto “Identificação dos déficits da Apicultura do Estado do Rio de Janeiro”. Desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e secretaria de Agricultura, o trabalho ajudará no diagnóstico de déficits, com aplicação de estratégias para reestruturação e organização do agronegócio familiar apícola. Sempre adequadas às potencialidades e medidas de defesa e vigilância sanitária adotadas para o estado.

Os resultados serão utilizados ainda para atualizar os dados do Censo Apícola fluminense, realizado em 2007. Vale ressaltar que o Rio de Janeiro é a única unidade da federação que dispõe de um levantamento desta natureza para o setor. Isso permite reunir informações e dados estatísticos para traçar um amplo panorama da atividade, colaborando para a elaboração de estratégias futuras para o seu aprimoramento.

– A apicultura no Brasil vem se fortalecendo no cenário agrário desde sua implantação e no Rio de Janeiro já é um marco. Sua consolidação no estado é fundamental já que a atividade é uma fonte geradora de emprego e renda, especialmente para a agricultura familiar – ressalta.

De acordo com a coordenadora, paralelamente será iniciado o cadastramento de apicultores nos núcleos de defesa agropecuária em todo o território fluminense. Neste primeiro curso serão beneficiados técnicos e produtores dos municípios abrangidos pelos núcleos de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Santa Maria Madalena, Araruama e Cordeiro.

Numa segunda etapa, marcada para o dia 27, será a vez dos núcleos de Barra Mansa, Três Rios, Resende, Rio de Janeiro, Petrópolis, Vassouras, Piraí, Valença e Angra dos Reis. Encerrando a programação, dia 10 de abril, os núcleos de Itaocara, Natividade, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna.

Nenhum comentário: