sábado, 7 de março de 2009

Imóveis do estado podem se transformar em moradias populares


Créditos à Secretaria de Habitação

Centro do Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Habitação (SEH), num convênio com o Ministério das Cidades, já fechou contrato com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) para a realização de um levantamento dos imóveis do governo do estado que podem ser transformados em moradias populares. Neste contrato, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (4/3), está previsto um estudo da área central da cidade do Rio de Janeiro.

Além do levantamento dos imóveis vazios ou subutilizados da região, a FUJB também ficará responsável por realizar um estudo da situação dos terrenos, casas ou prédios, identificando quais podem ser mais rapidamente ocupados, além de elaborar um plano de reabilitação e ocupação dos mesmos.

A Secretaria de Habitação estima que cerca de 250 imóveis do estado, na área central, estejam abandonados ou subutilizados. A FJUB deverá listar esses imóveis, depois identificar 50 que possam ser transformados em habitação e ocupados mais rapidamente.

O projeto segue a linha defendida pelo governo do estado de multiplicar a oferta de habitações populares, colocando o cidadão numa área urbanizada, com oferta de serviços públicos de transporte, educação e saúde.

Em entrevista à Rádio CBN, o secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, afirmou que também pretende fazer parceria com prefeituras e com a União, para levantar o número de imóveis inutilizados no estado que podem ser utilizados no programa de 1 milhão de casas do Governo Federal. A intenção, segundo o secretário, é trazer pelo menos 10% do investimento para o Rio de Janeiro.

- Nossa prioridade é formular e executar projetos, para que, quando o pacote do governo federal for iniciado, estejamos prontos – disse o secretário Leonardo Picciani, à rádio CBN.

O secretário lembrou ainda que já existem 90 mil famílias cadastradas em projetos habitacionais da Secretaria de Habitação, que serão, futuramente, encaminhadas a um programa que melhor se encaixe em seu perfil econômico e social. Picciani ressaltou que o cadastro é permanente e pode ser feito pelo cidadão, a qualquer momento, no site da secretaria: www.seh.rj.gov.br

Nenhum comentário: