sexta-feira, 13 de março de 2009

Governo do Estado entrega prédio no Dona Marta

Créditos à Secretaria de Obras

O Governo do Estado entrega, no fim deste mês, mais um prédio, com 13 apartamentos, à comunidade Santa Marta, em Botafogo. As unidades serão ocupadas por moradores que estão em barracos de madeira. Em maio, outro edifício, com nove apartamentos, será inaugurado.

As unidades habitacionais fazem parte do pacote de obras de cerca de R$ 28 milhões investidos pelo Estado no morro Dona Marta. Uma das intervenções mais importantes realizadas pela Empresa de Obras Públicas (Emop), da Secretaria de Obras, foi a construção do plano inclinado, que interliga a comunidade, com 540 metros de extensão e capacidade para até 25 pessoas.

- O bondinho facilita a locomoção dos moradores, que antes tinham que subir quase 800 degraus para chegar ao topo do morro. Isso significa dignidade. Uma menina, portadora de uma síndrome que ganhou mais peso, teve de interromper o tratamento que fazia fora da comunidade devido às condições de acesso ao Dona Marta. Agora, com o plano inclinado e a nova casa em lugar estratégico, o tratamento pôde ser retomado – afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.

A Emop foi responsável pela realização das obras de urbanização, infraestrutura e edificações no Dona Marta, incluindo a rede de esgoto, drenagem e distribuição de água e ligações domiciliares. Foram construídas 65 unidades habitacionais de relocação; uma creche e sua adaptação para acolher o posto de policiamento comunitário; dois campos de futebol; creche para 100 crianças; melhorias habitacionais em 211 moradias e na rede de água, esgoto, drenagem e pavimentação, além da contenção de encostas.

Convênio assinado, no mês passado, entre o governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu mais R$ 10,4 milhões para o prosseguimento das obras de urbanização no Dona Marta. Os recursos serão aplicados na construção de 64 unidades habitacionais, na melhoria de 265 moradias, em obras de urbanização nos acessos à comunidade e na regularização fundiária de 289 unidades.

Nenhum comentário: