sexta-feira, 13 de março de 2009

Governador Sérgio Cabral participa de lançamento de obras na Bacia de Acari

Créditos à Julia de Brito

Bacia de Acari

O governador Sérgio Cabral e o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, participaram, nesta quinta-feira (12/3), do lançamento das obras de controle de enchentes na Bacia de Acari e revitalização de seu entorno, em Honório Gurgel, na Zona Norte. O projeto de reabilitação da área é municipal e faz parte do programa Prefeitura Itinerante. Serão investidos R$ 49 milhões nas obras que incluem ações como dragagem e escoamento correto, construção de ciclovias, calçadão e a criação de três parques. A previsão é que as obras terminem em até dois anos. O recurso foi repassado pela Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Ministério das Cidades.

- Esta obra é uma prova de que a cidade vive hoje um momento de entendimento entre as autoridades. É dinheiro federal, municipal e o Estado participando de um mutirão de cidadania, sobretudo nesta região muito esquecida nas últimas décadas. É realmente extraordinário ver que a Prefeitura do Rio, em seu terceiro mês, comece exatamente por esta área abandonada. Aqui é leptospirose, é hepatite, enfim, são só problemas em função do rio que não é canalizado, por não ter áreas decentes para a população – disse o governador.

Cabral falou ainda sobre a participação expressiva do presidente da República nos temas e solicitações feitos para o estado e para a cidade do Rio, lembrando as visitas de Lula ao Rio de Janeiro.

- As pessoas humildes pagavam um preço muito alto pela falta de entendimento entre as autoridades. Começamos, desde que assumi, um trabalho intenso com o presidente Lula. Vocês viram quantas vezes o presidente Lula veio ao Rio nestes dois anos, quantos recursos estão sendo colocados no Estado do Rio de Janeiro e, no entanto, nestes dois anos o ex-prefeito da cidade não aparecia. O Lula só em 2008 esteve no Rio quinze vezes, e em nenhuma delas o ex-prefeito foi capaz de aparecer – destacou.

As obras de controle das enchentes que pretendem reduzir os riscos de transbordamento serão realizadas em um trecho de três quilômetros entre a Avenida Brasil e a Rua Luís Coutinho Cavalcanti. O projeto atenderá aos trechos: da Avenida Brasil, na altura de Barros Filho, até a Estrada João Paulo, em Honório Gurgel (1.400 metros); e da Estrada João Paulo, em Deodoro, até a Luiz Coutinho Cavalcanti, em Guadalupe (1.320 metros).

Além disso, será construída uma via de sete quilômetros de largura, com calçada para pedestres, ciclovia e acesso aos três parques que serão criados para revitalizar a área. São eles: o Parque Lourenço Marques, Silvio Romero e Luiz Coutinho Cavalcante.

De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, os recursos provenientes do governo federal só puderam ser conseguidos graças à capacidade de interlocução do governador Sérgio Cabral.

- Esta obra não tem milagre. É uma obra que está com o projeto feito há muito tempo e estava emperrada em desrespeito a vocês. E sabe por que a gente em tão pouco tempo vem aqui e faz uma festa destas e começa esta obra? Porque hoje a gente tem uma relação boa com o governo federal. Mas quem foi o cara que construiu esta aliança, quem foi a pessoa que permitiu que acabasse com esta história de briga política no Rio de Janeiro - todo mundo brigava com todo mundo e no final era ‘creu’ para a população - foi o governador Sérgio Cabral – lembrou.

O rio Acari possui 7,1 km de extensão percorrendo os bairros da Zona Norte de Marechal Hermes, Guadalupe, Pavuna, Coelho Neto, Acari, Fazenda Botafogo, Barros Filho, Honório Gurgel e Jardim América. Conhecido como um dos rios mais poluídos do município, deságua no rio São João de Meriti desembocando, por fim, na Baía de Guanabara.

Nenhum comentário: