quarta-feira, 25 de março de 2009

Escritório de Gerenciamento de Projetos é apresentado em encontro do Proderj

Créditos ao Proderj

O primeiro Fórum de Assessores de 2009 foi realizado na última terça-feira (24/03), no auditório do Caerj, no Centro do Rio de Janeiro. A apresentação do Escritório de Gerência de Projetos do Governo do Estado (EGP-RIO) foi o principal tema abordado no encontro

O presidente do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Paulo Coelho, que coordena o Fórum de Assessores, apresentou aos participantes do evento o coordenador geral do EGP-RIO da Secretaria de Estado da Casa Civil, José Cândido Muricy. De acordo com Muricy, o EGP-RIO tem a finalidade de oferecer todo o suporte para os escritórios setoriais a fim de que o acompanhamento dos projetos torne-se mais rápido e produtivo.

- O Proderj tem por objetivo fazer com que a gestão pública ganhe, cada vez mais, maturidade nos âmbitos de planejamento e monitoramento de ações governamentais e que a TI mostre seu potencial como instrumento importante para a tomada de decisões. O gerenciamento de projetos de TI com uso das melhores práticas é fundamental para se alcançar esses objetivos – ressaltou Paulo Coelho

Para Muricy a metodologia de gerenciamento de projetos depende diretamente das ferramentas de TI.

- A importância do conceito de EGP, dentro de cada secretaria, está relacionada diretamente à área de tecnologia de informação. A troca de informações e o auxílio na criação de projetos tornam mais ágil a organização do pensamento para chegar ao objetivo com a menor possibilidade de erro possível na criação dos projetos – afirmou Muricy.

O coordenador explica também que o EGP-RIO teria a função de cuidar, inicialmente, dos projetos estruturantes. Contudo, em função dos Jogos Pan-americanos, foram mapeadas outras áreas que precisariam de uma coordenação geral de governo. De acordo com Muricy, o EGP-RIO está promovendo a implementação do EGP-Setorial nas secretarias de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Educação, Segurança, Administração Penitenciária, Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e o própro Proderj.

O presidente Paulo Coelho enfatizou a colaboração que o EGP-Rio está dando à implementação do EGP Setorial do Proderj e que tal iniciativa poderá servir de modelo no gerenciamento de projetos de TI no governo.

O diretor-executivo do Proderj, José Gióia, e o gerente do EGP-Proderj, Thales Azevedo, ressaltaram a importância do escritório e seu processo de implantação. Para eles, a definição da equipe, a criação da estrutura formal no organograma da empresa, o apoio gerencial e motivação são algumas das premissas fundamentais para a formação de um escritório de projetos. Os primeiros passos começaram com treinamento da equipe e dos gerentes, definição de um projeto piloto e a alocação de um analista do EGP-RIO no EGP- Proderj.

Paulo Coelho destacou alguns dos projetos prioritários da autarquia que estão sendo acompanhados por esta metodologia, como a migração do “mainframe” para a Plataforma Z, o Sistema Integrado de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, Infovia.RJ II, Portal Intragov.RJ, Infra Estrutura de Chaves Públicas (ICP-RIO), Novo Correio, entre outros.

De acordo com o presidente do Proderj, a plataforma Z servirá, por exemplo, para armazenar o sistema de RH de todo o estado, o Portal Intragov consolidará informações do governo para tomada de decisões dos gestores públicos e a Infovia.RJ II será uma 2ª geração da atual rede governo caracterizando uma rede integrada de serviços com capacidade de transmissão de dados, voz e imagem.

Nenhum comentário: