domingo, 8 de março de 2009

Coro e orquestra do Theatro Municipal abrem temporada na Candelária

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Igreja da Candelária

A Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro realizaram neste sábado (7/3), às 16h, o primeiro concerto em parceria com a igreja da Candelária, no Rio, marcando a abertura da série de espetáculos em diferentes palcos do estado, com apresentação de “Magnificat”, de Bach, e “Magnificat Aleluia”, de Villa-Lobos, sob regência do maestro Roberto Minczuk. As apresentações vêm ocorrendo em diferentes locais já que o Municipal passa por reformas para abrigar a comemoração de seu Centenário, em 14 de julho deste ano. Neste domingo, também haverá apresentação na Candelária, às 16h.

As próximas apresentações da orquestra e coral do Municipal acontecem em 16 de março, às 18h30, no Teatro Municipal Paulo Gracindo, em Petrópolis, com o mesmo programa mas sob regência do maestro Silvio Viegas. Em 6 e 7 de abril, os músicos voltam à Candelária, com “Stabat Mater”, de Rossini, e, nos dias 29 e 30, com “A Infância de Cristo”, de Berlioz.

A temporada é promovida pelo Governo de Estado, através da Secretaria de Cultura, e o ponto em comum entre esses concertos é que as obras apresentadas têm, em sua totalidade, um cunho religioso. A presidente do Theatro Municipal, Carla Carmuratti, garante que essa é uma alternativa para não deixar o público do estado órfã de uma programação clássica, com coro, balé e orquestra.

– Devido as obras do teatro tivemos que interromper toda a nossa programação. Por esse motivo, resolvemos promover concertos em outros espaços para que a população não fique sem assistir aos espetáculos dos artistas do Teatro Municipal - explicou.

Ainda entre 21 e 26 de março, integrando a programação de abertura da temporada 2009, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal fará concertos populares na Região Metropolitana do estado, com trechos de óperas famosas como “Carmen”, “O Barbeiro de Sevilha”, “La Bohème” e “O Guarani”, entre outras. Estes espetáculos terão a participação de solistas convidados e regência de Silvio Viegas.

O programa do concerto deste sábado, que se repetirá amanhã, foi o seguinte: Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com os solistas convidados Rosana Lamosa (soprano), Lívia Dias (soprano), Denise de Freitas (mezzosoprano), Fernando Portari (tenor) e Pepes do Valle (baixo), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, executando Magnificat (Bach) e Magnificat/Aleluia (Villa-Lobos).

Nenhum comentário: