terça-feira, 10 de março de 2009

Construções irregulares são demolidas em Copacabana

Créditos à Agência Rio de Notícias

Copacabana

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) do município demoliu, na tarde desta terça-feira (10), três construções irregulares – um galpão e dois bares – na Rua Saint Roman, subida de acesso ao morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Zona Sul do Rio.

O terreno que dá para os fundos dos prédios 152 e 156 da Rua Francisco Sá havia sido invadido. No local funcionavam, clandestinamente, uma oficina de eletrodomésticos, uma serralheria e uma marcenaria. A assessoria da Seop informou que vários "gatos" de luz foram encontrados no local.

Três homens foram detidos e levados para a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) por furto de energia: Marcelo Lima Valerstein, responsável pela oficina clandestina, Nacífio Ignácio dos Reis, morador de uma casa em frente ao terreno invadido e Alex Freires Campelo, chaveiro.

A cerca de dez metros do local, dois bares construídos sobre área pública também foram derrubados. A Seop desativou ainda uma cooperativa de catadores de lixo que ocupava irregularmente o imóvel da Prefeitura na esquina da Rua Raul Pompéia com Barata Ribeiro, ao lado de um dos acessos à comunidade. Ao todo, foram retirados cinco caminhões de lixo e sete caminhões com entulho das demolições.

As operações foram acompanhadas pelo secretário Rodrigo Bethlem e pelos subsecretários de Controle Urbano, Alex Costa, e de Operações, Carlos Oliveira, além do subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos. 11 fiscais do Controle Urbano, 15 agentes da Seop, 30 guardas municipais, 15 garis, dois técnicos da Light, 28 policias militares e quatro policiais civis, além de 25 técnicos e operários da Secretaria municipal de Obras participaram das ações.
Região degradada

Segundo Bethlem, o galpão erguido é ilegal por se tratar de uma área não edificante, remanescente da construção dos edifícios.

– Muita gente não conseguia nem dormir por causa do barulho da serralharia. A região infelizmente está muito degradada – afirmou o secretário, que disse também que o objetivo é revitalizar esta área de Copacabana, que é alvo de muitas reclamações.

Segundo a assessoria da Seop, moradores da Rua Sá Ferreira encaminharam diversas denúncias ao órgão e até mesmo ao prefeito Eduardo Paes. Sobre a atividade dos catadores de lixo, Bethlem afirmou que a intenção é regularizar a cooperativa e fazer um trabalho organizado e limpo, sem prejudicar o bairro.

Os agentes da secretaria permaneceram na Saint Roman para dar apoio aos técnicos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que ergueram um muro a fim de evitar que a área seja novamente invadida.

Nenhum comentário: