quarta-feira, 25 de março de 2009

Concessionárias terão que retirar lodo de comportas que aportam na Lagoa de Araruma

Créditos à SEA

Praia do Centro-Lagoa de Araruama-São Pedro da Aldeia

Até o próximo verão as concessionárias de esgoto da Região dos Lagos vão ter que implantar um sistema para a retirada de lodo retido das galerias onde existem tomadas de tempo seco e aportam lodo no fundo da Lagoa de Araruama, quando estão abertas. A exigência foi anunciada, nesta segunda-feira (23/03), pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Pereira Martins, na primeira audiência pública deste ano da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

– As concessionárias deverão apresentar, anteriormente, os projetos para serem aprovados e os sistemas terão de estar funcionando já no próximo verão – disse Firmino.

Durante a audiência, o presidente apresentou um histórico da situação da Lagoa e das ações desenvolvidas pelo Inea – órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente – para sua recuperação ambiental. Ele destacou como fundamental para a melhoria do estado do corpo hídrico a instalação de uma rede separativa de esgoto para a região e lembrou que, por meio do Pacto pelo Saneamento, o governo vem investindo recursos do Fecam e 70% do FUNDRHI para projetos e implantação de sistema de esgoto.

A reunião, cujo tema foi a busca de soluções para problemas ambientais da Região dos Lagos, foi transmitida ao vivo pela Tv Alerj e contou com a presença de representantes de prefeituras e ONGs. Os participantes puderam formular perguntas às autoridades.

Nenhum comentário: