terça-feira, 10 de março de 2009

Cana-de-açúcar vai aumentar produção de leite em Queimados

Créditos à SEAPPA

A qualidade e quantidade da alimentação fornecida ao rebanho bovino é um dos itens fundamentais quando o assunto é a melhoria da produção leiteira.

Interessados em aumentar a oferta de leite no município, produtores de Queimados, na Região Metropolitana, através da Cooperativa Mista Agropecuária da Baixada Fluminense - Coomabaf, procuraram a Pesagro-Rio, vinculada à secretaria estadual de Agricultura, para a introdução de variedades de cana-de-açúcar para suprir as necessidades alimentares do gado de leite na época da seca.

Com as tecnologias repassadas pela empresa de pesquisa agropecuária fluminense, a cooperativa instalou no último ano, dois campos de produção de mudas com a variedade RB 867515, com um hectare cada. A implantação de mais dois campos, com as variedades RB739735 e SP792233 está prevista para esse ano. Estas espécies apresentam bom desenvolvimento vegetativo, boa brotação de soqueiras e são ricas em açúcar.

De acordo com o Diretor-Técnico da Empresa e pesquisador Arivaldo Ribeiro Viana, essas variedades alcançaram a média de 100 toneladas de cana por hectare, em experimentos conduzidos pela Estação Experimental da Pesagro, em Campos dos Goytacazes. Esse número representa o dobro da média estadual, que gira em torno de 50 toneladas por hectare.

– Com o uso intensivo da cana-de-açúcar como suplemento alimentar, espera-se dobrar a produção de leite no município, que atualmente está em torno de 485 mil litros/ano, com a redução dos intervalos de partos anual entre as vacas. Além de maior oferta do produto, permitirá melhor renda para o produtor – enfatizou.

Ele ressaltou que a ação em Queimados faz parte do Programa Rio Leite, implementado pela secretaria de Agricultura para o aumento da produção leiteira fluminense.

Na Estação Experimental da Pesagro-Rio e Campos são realizadas também pesquisas com cana-de-açúcar voltadas para a produção de açúcar, etanol, caldo e cachaça artesanal. Esse trabalho vem sendo conduzido ainda na região serrana e noroeste do estado, nos municípios de Carmo e Miracema, respectivamente.

Nenhum comentário: