terça-feira, 17 de março de 2009

Cabral entrega escola e obras na orla de São João da Barra

Créditos à Guedes de Freitas

São João da Barra

Depois de visitar as obras do Porto do Açu, o governador Sérgio Cabral participou de dois outros eventos em São João da Barra, na Região Norte Fluminense nesta segunda-feira. Primeiro ele inaugurou as novas instalações da Escola Municipal João Flávio Batista, em Cajueiro, e, em seguida, entregou as obras de urbanização da orla marítima da cidade entre as praias de Grussaí e Atafona e o trecho que liga a BR-356 à orla, em Grussaí.

Nas duas solenidades, Cabral ressaltou o futuro de grande desenvolvimento econômico que o projeto do Porto do Açu representa para a cidade e toda a região quando entrar em operação, em 2011.

- Em torno deste superporto, várias indústrias vão se instalar. Há a expectativa da geração de mais de 40 mil empregos diretos e indiretos na região. Só agora, no início das obras do complexo, já são 1.500 empregados, sendo 700 moradores de São João da Barra – informou Cabral.

Diante da demanda, o governador prometeu inaugurar na cidade ainda este ano, um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para qualificar a mão-de-obra local para atender as necessidades futuras do complexo portuário. Ele também garantiu melhorar as condições das estradas estaduais de acesso ao porto.

Com recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem) no valor de R$ 1,9 milhão, a prefeitura reformou e ampliou a escola municipal. Ela agora tem capacidade para 200 alunos e dispõe de quadras esportivas e áreas de lazer.

Já na obra de urbanização viária da orla marítima o estado cedeu, através do Departamentos de Estradas de Rodagem (DER), R$ 1,6 milhão para a compra de material usado no recapeamento e reurbanização de cerca de 10 quilômetros na Avenida Litorânea e vias de acesso às praias.

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, pediu ao governador que terminasse as obras da delegacia legal da cidade. O governador não só garantiu que vai concluí-las até o fim do ano, como irá instalar uma Companhia Independente da Polícia Militar, prevendo o crescimento populacional da cidade com os investimentos em andamento. A prefeita agradeceu o governador pelas duas obras inauguradas hoje. A avenida recuperada recebeu o nome do vereador Carlos Cardoso Tinoco, falecido recentemente.

- Esta obra vai ajudar o turismo do município. Trará segurança e conforto para banhistas e ciclistas que gostam de curtir as praias de Grussaí e Atafona – completou Carla Machado.

Também estiveram presentes aos eventos, entre outras autoridades e convidados, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários da Casa Civil, Regis Fichtner, de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, de Transportes, Julio Lopes, de Educação, Tereza Porto, e de Governo, Wilson Carlos, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, o deputado Paulo Melo, e o presidente do DER, Henrique Ribeiro.

Nenhum comentário: