terça-feira, 10 de março de 2009

Baixada receberá 466 unidades habitacionais neste ano

Créditos à Secretaria de Habitação

Belford Roxo

A Baixada Fluminense está entre as prioridades da secretaria estadual de Habitação. Até o final deste ano, pelo menos dois municípios da região serão beneficiados com 466 novas unidades habitacionais. Divididas em três conjuntos, as obras já estão em andamento, com um investimento de mais de R$ 19 milhões.

Em Belford Roxo, dois empreendimentos estão sendo construídos. O Conjunto Barro Vermelho, realizado com recursos do PAC/Serla, vai beneficiar 252 famílias que hoje ocupam as margens do Rio Sarapuí. O condomínio terá 21 blocos de três andares e contará com uma estação de tratamento de água e esgoto, além de uma praça, áreas de lazer e esporte. Está previsto ainda um projeto de captação de energia solar para o aquecimento d´água dos prédios.

No mesmo município, está sendo construído também o Condomínio Carlos Lamarca, com 70 unidades habitacionais. Também contará com sistema de esgoto e área de esporte e lazer. Esta obra está sendo realizada com recursos próprios da secretaria de Habitação junto com verba do Fundo Nacional de Habitação por Interesse Social (FNHIS).

Mesquita é outro município beneficiado nesta primeira fase. O condomínio Roldão Gonçalves também já está em construção e vai beneficiar 144 famílias que atualmente ocupam as margens e o dique do Rio Sarapuí.

Outros dois empreendimentos na Baixada estão em fase de análise do projeto executivo e representam mais 1514 unidades habitacionais. Em Nova Iguaçu, o Cobrex vai beneficiar 554 famílias que hoje vivem às margens dos rios Sarapuí, Iguaçu e Botas. Em São João de Meriti, o conjunto Trio de Ouro terá 960 unidades que também serão ocupadas por famílias que vivem na região ribeirinha.

- Não se trata apenas de colocar a pessoa em uma moradia. É uma nova visão de habitação com inclusão social. É olhar o ser humano, dando condições para que ele possa manter e cuidar da sua propriedade – ressaltou o secretário estadual de habitação Leonardo Picciani.

Todos os empreendimentos prevêem a construção de unidades totalmente adaptadas para pessoas com necessidades especiais, além da implementação de um projeto social que inclui organização comunitária, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, educação sanitária e ambiental.

Nenhum comentário: