quarta-feira, 25 de março de 2009

Até julho, 15 km de duplicação da Rio-Santos já estarão liberados ao trânsito

Créditos à SETRANS-RJ

Rio de Janeiro

Quem costuma passar as férias nas cidades da Costa Verde, como Angra, Paraty e Mangaratiba, pode ir preparando as malas sem se preocupar com os engarrafamentos gigantescos que viraram rotina na rodovia. Em reunião com o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, na manhã desta segunda-feira, na sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura do Transporte (Dnit), em Vigário Geral, o diretor-geral do órgão, Luiz Antonio Pagot, e o superintendente do Dnit no Rio, Marcelo Cotrim, anunciaram que 15 quilômetros dos 26 que estão sendo duplicados estarão concluídos antes das férias de julho. Segundo Pagot, até 30 de junho, os trechos de Santa Cruz até Itaguaí, com 7 quilômetros, e da fábrica da Nuclep, em Itaguaí, até o acesso ao município de Coroa Grande, com 8 quilômetros de extensão, estarão liberados.

- Fico satisfeito com essa resposta do Dnit às constantes reuniões que temos feito, junto com os prefeitos da Costa Verde, para solicitar a aceleração desta obra e o cumprimento do novo cronograma, que prevê a conclusão de toda a obra até o fim deste ano. A notícia de que em julho, quando o movimento cresce na estrada, mais da metade da obra estará concluída é sinal de que o prazo final será cumprido. Ficamos felizes de poder dar essa resposta aos motoristas, que durante as férias de julho terão uma via mais tranqüila e uma nova estrada no próximo verão - comemorou o secretário Julio Lopes.

A segunda licitação, que inclui obras complementares à duplicação da via, como recapeamento da pista atual, que está cheia de buracos, a construção do acostamento, das muretas de contenção, além de recuperação e duplicação de pontes, também já está na fase final. O superintendente do Dnit, Marcelo Cotrim, afirmou ao secretário que os envelopes dos preços serão abertos hoje e a previsão é dar início às obras ainda em abril.

- Nós estamos devendo esta resposta ao Rio. O secretário vem nos cobrando a aceleração dessa obra com razão. Fico aliviado de, agora, poder recuperar o tempo perdido e dar essa resposta ao secretário Julio Lopes e os prefeitos da região – afirmou Pagot.

A Rio-Santos é uma estrada de vital importância para a economia do Estado. Ela é o principal acesso ao Porto de Itaguaí, na Bacia de Sepetiba, e ao complexo siderúrgico da CSA. As obras de duplicação da via começaram em 2006 e estavam previstas para terminar em abril deste ano. Depois do Dnit paralisar as obras por três meses no fim de 2008, as obras retomaram no início desse ano e foi estipulado um novo prazo de conclusão dos serviços para dezembro.

Nenhum comentário: