terça-feira, 31 de março de 2009

Aeroporto Internacional de Cabo Frio já recebe voos cargueiros semanais de Miami

Créditos à SETRANS-RJ

Aeroporto INternacional de Cabo Frio

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que foi reformado recentemente com recursos do Governo do Estado e da União, começou a receber, no início desta semana (30/03), o primeiro de seus voos cargueiros semanais vindos de Miami, nos Estados Unidos, pela companhia Centurion. Somente neste primeiro voo, realizado com equipamento DC-10 CARGO, foram transportadas cerca de 70 toneladas de carga, no valor de US$ 5 milhões. O processo de liberação da carga é realizado no próprio terminal de forma integrada pela Receita Federal, ANVISA, VIGIAGRO e Polícia Federal. Por ter uma posição estratégica, o Terminal de Cargas (TECA) em Cabo Frio serve como base logística para mais de 80 empresas que exploram petróleo e gás na Bacia de Campos, também no norte da Bacia de Santos (SP), e ainda traz benefícios para todo o Estado do Rio de Janeiro e Região Sudeste.

- Esse aeroporto foi uma das melhores coisas que já aconteceu para o desenvolvimento econômico, social e turístico desta região. Foi um investimento acertado do governo do Estado, já que o retorno para a população é inestimável. Além de atender a movimentação de carga das empresas que operam nas plataformas de petróleo de Campos e Macaé, um terminal de cargas desse porte, atrai empreendimentos e gera empregos. O turismo, que sustenta muitos moradores dessa região, também ganha força – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi construído pelo governo do estado em parceria com a Aeronáutica através do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) e é a segunda maior pista de pouso do Estado, com 2.560 m, também considerada pelas autoridades aeronáuticas como uma das mais seguras do país.

A inauguração aconteceu em dezembro de 1998 e, cerca de um ano depois, o estado transferiu para a prefeitura de Cabo Frio a administração do empreendimento. Em 2001, a empresa Costa do Sol - vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura Municipal - passou a administrar e operar o aeroporto, incluindo os terminais de cargas e passageiros. Assim, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio tornou-se o primeiro e único, no Brasil, a ter todas as operações – pista, pátio, taxiamento, terminal de passageiros e terminal de cargas – realizadas pela iniciativa privada.

A movimentação do TECA, que até então só recebia voos cargueiros fretados, responde pela principal receita do aeroporto. Nos últimos dois anos, houve um crescimento de 42,4% na quantidade de carga movimentada no terminal. A operadora Costa do Sol está investindo R$10 milhões para duplicar, até meados de 2009, a área de armazenagem que, atualmente, tem 45 mil metros quadrados. Segundo o presidente da Operadora, Murilo Junqueira, a expectativa é de um aumento no faturamento de 50% neste ano, com o fechamento deste contrato.

Nenhum comentário: