sábado, 28 de fevereiro de 2009

Turismo de carnaval tem o melhor desempenho dos últimos dez anos

Créditos à Renata Cruz

Sambódromo

O Rio de Janeiro mostrou, mais uma vez, que entende de carnaval. Segundo pesquisa realizada pela Riotur entre os dias 21 e 23 de fevereiro, 98% dos turistas que ficaram na cidade durante a folia disseram que a estada no período correspondeu ou superou suas expectativas. Do total dos entrevistados, 70,7% era formado por cariocas, 15,9% por turistas de outros estados e 13,4% por turistas internacionais. Entre os serviços mais elogiados pelos visitantes estavam a diversão noturna, a qualidade dos restaurantes, o transporte urbano e os serviços de informação turística.

- Esse carnaval foi o melhor dos últimos dez anos. A hotelaria registrou índices excelentes no município do Rio e no interior. A tão falada crise mundial não afetou o carnaval no Estado do Rio - afirmou o presidente da TurisRio, Nilo Sergio Felix.

Entre os turistas estrangeiros, a maioria era formada por norte-americanos (28%), seguida por ingleses (10%) e argentinos (8%), que ficaram hospedados durante uma média de nove dias, gastando cerca de US$ 300 por dia. Já os turistas brasileiros, em sua maioria, vieram de São Paulo (42%) e Minas Gerais (13%) gastando, em média, R$ 200 por dia. A pesquisa ouviu 1.141 pessoas no Sambódromo e no Terreirão do Samba.

Hotéis lotados também no interior do Estado

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a taxa de ocupação nos estabelecimentos do estado superou os números do ano passado. O bom tempo, o sucesso dos blocos de rua e a alta de turistas brasileiros, que deixaram de viajar para o exterior por causa da crise, garantiram uma taxa de ocupação de 92% nos hotéis da cidade do Rio. O resultado é considerado excelente pela entidade, pois supera com boa margem o índice do ano passado, que ficou em 86%.

Na cidade do Rio, o melhor índice ficou com os hotéis do Centro, Glória e Flamengo, com 99% de ocupação, devido à proximidade do Sambódromo, principal palco da festa carioca. Em seguida, Copacabana e Leme ficaram com 94% de quartos ocupados.

O interior do estado também verificou um aumento significativo. Durante o feriado do carnaval, a ocupação ficou em 90%, contra os 85% registrados em 2008. Petrópolis e Teresópolis tiveram o melhor desempenho no interior, ambos com 100% de ocupação. Conservatória e Vassouras (99%) e Búzios (94%) também registraram bons números. Em Angra dos Reis e Mangaratiba, a taxa ficou em 97%, enquanto Paraty registrou 81%.

Nenhum comentário: