segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Secretária do Ambiente e presidente do Inea vistoriam obras do Projeto Iguaçu

Créditos à SEA

Nova Iguaçu

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, Luiz Firmino Pereira, realizam, nesta terça-feira (17/02), vistoria às obras do Projeto Iguaçu, que tem o objetivo controlar as inundações e promover a urbanização e recuperação ambiental das bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí (Projeto Iguaçu). Nesta primeira fase do empreendimento, financiado com recursos do PAC, estão sendo investidos R$ 270 milhões.

O roteiro será iniciado às 10h, no canteiro de obras, no município de Belford Roxo, onde será realizada uma apresentação do status da execução do projeto, que conta hoje com 33 máquinas, entre draglines, escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras e outros equipamentos, além de 50 caminhões de apoio, operando em vários pontos da Baixada Fluminense. As intervenções de desassoreamento já promoveram a retirada de 320 mil m³ de sedimentos da bacia dos rios Iguaçu/Botas e cerca de 60 mil m³ do Sarapuí.

O trabalho técnico sócioambiental do Projeto Iguaçu, que está sendo executado pela FASE, também será apresentado. A implantação de sete comitês de acompanhamento das obras nos bairros beneficiados pelo projeto está entre as ações em andamento.

Em seguida, a programação parte do canteiro em direção a trechos dos rios que já foram ou estão sendo desassoreados. Seguem abaixo os pontos que serão percorridos.

Roteiro: 10h – Apresentação do status das intervenções, no Canteiro de Obras, localizado à Avenida Coelho da Rocha, s/nº, Belford Roxo. Próximo ao Carrefour da Via Dutra, na entrada de Belford Roxo.

10h30 – Saída para a visitação

11h – Chegada ao bairro do Amapá, em Duque de Caxias, na divisa com Belford Roxo (bairro Vale do Ipê) – Desassoreamento do Rio Iguaçu.

11h45 – Chegada à Avenida Atlântica, em Belford Roxo – Desassoreamento do Rio Botas.

12h30 – Chegada ao Rio Sarapuí. Trecho entre Mesquita e São João de Meriti.

Nenhum comentário: