Créditos à Secretaria de ObrasO vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, afirmou hoje que as obras de urbanização do complexo do Pavão/Pavãozinho-Cantagalo, na Zona Sul, devem ser entregues até o fim de abril de 2010. Durante a entrega da primeira rua urbanizada, a Rua Amor Perfeito, ele lembrou que a ação visa garantir a acessibilidade a todos os moradores e levar serviços básicos, como água, coleta de esgoto e de lixo para a região.
Durante a visita ao local conhecido por “Casarão”, um prédio que abrigaria um hotel, mas foi abandonado e hoje é habitado por 30 famílias, ele recebeu um pedido de ajuda dos moradores. Embora cada família tenha o seu espaço, as áreas comuns encontram-se degradadas e a falta de uma canalização da água da chuva faz com que algumas casas sejam inundadas nos dias de chuva.
- Esse acesso que abrimos aqui estava fechado há 40 anos, obrigando as pessoas a subirem mais 500 metros de escadas para chegar à ladeira Saint Roman. Quem vem de fora pode achar uma coisa simples, mas para quem vive aqui e precisa se deslocar, é muito importante. Além das obras que já estão sendo implementadas e deverão ser entregues até abril de 2010, estamos buscando recursos para novos projetos que venham a atender os moradores – afirmou o vice-governador.
Pezão encontrou-se com Manuel Maciel, de 77 anos, que mora na comunidade desde 1968. Para Maciel, as obras são importantes para arejar mais os becos e evitar problemas graves de saúde, mas ele espera também por ações para a juventude, como aulas de teatro, música, oficinas de literatura e muito esporte.
- Obras são importantes, pois nossa comunidade sempre foi esquecida, mas acho que é fundamental que venham projetos que ajudem a afastar a juventude das más influências. Que transformem nossos jovens em cidadãos – pediu Maciel.
Além da construção de uma rampa, o piso da passagem recebeu tratamento paisagístico e os alunos da oficina de artes da comunidade fizeram grafites na parede. Um canteiro recebeu mudas de plantas nativas da região, na expectativa de que a nova rua transforme-se em área de encontro dos moradores.
O vice-governador acompanhou também a concretagem da primeira laje do conjunto residencial que fica próximo ao Ciep João Goulart, na Estrada do Cantagalo. Com 35 apartamentos, todos com vista para o mar, eles servirão para alocar moradores que se encontram hoje em áreas de risco, ou que estão na rota das intervenções. Depois de concluída toda a rede de água, coleta de esgoto e drenagem, agora é a vez da abertura das ruas, construção de novos conjuntos residenciais e áreas de lazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário