quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Congresso da Raça Brahman no Rio atrai criadores nacionais e internacionais

Créditos à SEAPPA-RJEm 2009, o PIB (Produto Interno Bruto) do valor agregado da genética bovina fluminense (matrizes, reprodutores, sêmen e embriões) deverá ultrapassar o PIB do gado comercial no Estado. A afirmação foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, durante a abertura do Brahman Show - I Congresso Brasileiro e Latino Americano da Raça Brahman, no Riocentro, na noite desta quarta-feira, realizado pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil.

– Essa é uma marca merecida para o Rio de Janeiro que venho perseguindo há algum tempo. É o resultado de diversas ações, que tem mantido o estado há 12 anos sem registros de Febre Aftosa e melhorado os serviços de defesa agropecuária. A realização deste congresso é a confirmação de que estamos no caminho certo. Hoje o Rio é um estado modelar em matéria de defesa e vem procurando atrair grandes eventos ligados ao agronegócio – destacou.

Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário falou ainda sobre o empenho do governador para recuperar a auto-estima do Rio de Janeiro, como unidade respeitada no agronegócio e incluída no Brasil que está crescendo e se desenvolvendo.

– Somos o segundo maior mercado consumidor do país e o dividimos com outras unidades da federação. Mas, precisamos abrir espaço para a nossa genética e mostrar o que temos de bom – frisou.

O secretário Christino Áureo, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Regina Duarte, criadoras de gado Brahman, foram alguns dos homenageados da noite com o Mérito Pecuário Rubico Carvalho, pela divulgação e expansão da raça que é, hoje, a que mais cresce no Brasil.

Em seguida, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, fez palestra sobre a Tendência do Agronegócio Mundial. Ele defendeu a união do segmento como alternativa para lidar com o protecionismo que alguns países estão adotando para enfrentar a atual crise econômica.

A partir de hoje, dia 5, serão realizados debates que discutirão os Rumos da Raça e palestras sobre Evolução e Ocupação da Raça Brahman no Mundo; Dados produtivos e Biotipo do Brahman na Colômbia e na Venezuela; Eficiência Alimentar da Raça comparada a outras raças; Barreiras Sanitárias e Comerciais no Mercado Internacional – Setor Privado e no Mercado Internacional - Setor Oficial. Amanhã, sexta-feira, a partir das 15 horas, o secretário de Agricultura participará da mesa de debates sobre as Lideranças Nacionais e Internacionais como mediador.

Paralelamente ao congresso, acontece exposição de 570 animais de elite da raça, de criadores de todo o Brasil. A visitação é aberta ao público à partir das 11 horas.

A programação também prevê dois leilões: Quality Brahman in Rio (de animais) hoje, (5), às 20:30 horas, e InterBrahman (de material genético) dia 7 de fevereiro, às 20:30 horas. Mais informações: www.brahmanshow.com.br

Nenhum comentário: